terça-feira, 31 de maio de 2011
Reforço positivo pelo Carlos Drummond de Andrade
A EDUCAÇÃO DO SER POÉTICO
Carlos Drummond de Andrade
Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo?
Será a poesia um estado de infância relacionada com a necessidade de jogo, a ausência de conhecimento livresco, a despreocupação com os mandamentos práticos de viver – estado de pureza da mente, em suma?
Acho que é um pouco de tudo isso, se ela encontra expressão cândida na meninice, pode expandir-se pelo tempo afora, conciliada com a experiência, o senso crítico, a consciência estética dos que compõem ou absorvem poesia.
Mas, se o adulto, na maioria dos casos, perde essa comunhão com a poesia, não estará na escola, mais do que em qualquer outra instituição social, o elemento corrosivo do instinto poético da infância, que vai fenecendo, à proporção que o estudo Sistemático se desenvolve, ate desaparecer no homem feito e preparado supostamente para a vida?
Receio que sim.
A escola enche o menino de matemática, de geografia, de linguagem, sem, via de Regra, fazê-lo através da poesia da matemática, da geografia, da linguagem.
A escola não repara em seu ser poético, não o atende em sua capacidade de viver poeticamente o conhecimento e o mundo.
Sei que se consome poesia nas salas de aula, que se decoram versos e se estimulam pequenas declamadoras, mas será isso cultivar o núcleo poético da pessoa humana?
Oh, afastem, por favor, a suspeita de que estou acalentando a intenção criminosa de formar milhões de poetinhas nos bancos da escola maternal e do curso primário.
Não pretendo nada disto, e acho mesmo que o uso da escrita poética na idade adulta costuma degenerar em abuso que nada tem a ver com a poesia.
Fazem-se demasiados versos vazios daquela centelha que distingue uma linha de poesia, de uma linha de prosa, ambas preenchidas com palavras da mesma língua, da mesma época, do mesmo grupo cultural, mas tão diferentes.
Se há inflação de poetas significantes, faltam amadores de poesia – e amar a poesia é forma de praticá-la, recriando-a.
O que eu pediria à escola, se não me faltassem luzes pedagógicas, era considerar a poesia como primeira visão direta das coisas e, depois, como veículo de informação
prática e teórica, preservando em cada aluno o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo, que se identifica basicamente com a sensibilidade poética.
Não seria talvez despropositado cuidar de uma extensão poética das escolinhas de arte, esta idéia maravilhosa que Augusto Rodrigues tirou de sua formação humana de artista para a realidade brasileira. Longe de ser uma fábrica alarmante de versejadores infantis, essa extensão, curso ou atividade autônoma, ou que nome lhe coubesse, daria à criança condições de expressar sua maneira de ver e curtir a relação poética entre o ser e as coisas. Projeto de educação para a poesia (fala-se hoje em educação artística no ensino médio, quando o mais razoável seria dizer educação pela arte).
A vocação poética teria aí uma largada franca, as experiências criativas gozariam de clima favorável sem que tal importasse na obrigação de alcançar resultados concretos mensuráveis em nível escolar.
Sei de casos em que um engenheiro, por exemplo, aos 30, 40 anos, descobre a existência da poesia...
Não poderia têla descoberto mais cedo, encontrando-a em si mesmo, quando ela se manifestava em brinquedos, improvisações aparentemente absurdas, rabiscos, achados verbais, exclamações, gestos gratuitos?
Alguma coisa que se bolasse nesse sentido, no campo da Educação, valeria como corretivo prévio da aridez com que se costuma transcrever os destinos profissionais, murados na especialização, na ignorância do prazer estético, na tristeza de encarar a vida como dever pontilhado de tédio.
E a arte, como a educação e tudo o mais, que fim mais alto pode ter em mira senão este, de contribuir para a educação do ser humano à vida, o que, numa palavra, se chama felicidade?
(Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20.07.74
Educação e poesia
Estímulos para a criatividade, para a reflexão e transformção da realidade são importantes para a formação do sujeito humano apto a enfrentar dificuldades no cotidiano.Tenho pra mim que nada melhor do que a arte para que esses estímulos realmente aconteçam dentro ou fora da sala de aula.
Com intuito de fazer encontrar a ciência com a arte , a poesia se faz uma excelente forma de mediar essa aproximação pois ambas se esbarram numa busca comum imaginativa, mesmo sendo ligadas a domínios diferentes de conhecimento e valores.
Acho que a prática de leitura de poesia, principalmente em sala de aula, está um pouco esquecida (não me lembro de ter tido este contato com poesia na minha formação). Seria interessante ativar essa prática em alguns momentos, que forneceria horas de descontração e exercitaria a oralidade, imaginação, critividade e reflexão a respeito de coisas da vida.
O professor poderia trabalhar com uma poesia, por exemplo recitando-a ou fazendo com que os educandos ou fizessem uma leitura individual ou em conjunto (depende da turma) e depois poderia se levantar questões relacionadas a aspectos do poema. Abordar algum tema de interesse encontrado dentro da poesia, correlacionando-os com sensaçães diferentes despertadas nos educandos, fazendo a criação um espaço bem descontraído que pode ser conduzido da maneira que o educador achar apropriado.
No caso da biologia que aglomera vários fenomenos da vida, poesias podem ser exploradas de várias formas trazendo todos esses fenomenos em forma de arte para a sala de aula instigando os educandos a questionarem e relacionarem sensaçoes e realidades.
uma poesia...
Biologia alienada
Nesta amplitude da vida
Loucura vive como enigma
Vinólia , rosa, alma doída
A levar a um buraco feito estigma
Rindo até parece não ter nêurula
Ou que nunca calculou uma hipotenusa
Vida mórbida sentido de medusa
Deixe-me ser sua esplancnoplêura?
Não se esconda como uma pelicypoda
Não se enterre como uma anfiblástula
Não se degenere como uma antípoda
Acabe com minha fome de gástrula
Não me sugue com suas ventosas
Seja mais que uma aqueta
Liberte-se da sua tristeza
Tenha notocorda.
Álvaro Sales
14/03/2010
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Cientistas ou Apresentadores?
You Tube: site informativo
Redes sociais: meio de interação ou perda de privacidade?
"Madagascar" : animação
- É legal ter animais solitários em espaços sufocantes para servir de atração a seres humanos?
- Para que servem os zoológicos?
- Animais de zoológico conseguiriam sobreviver em seu hábitat natural?
- A diversidade e o endemismo de animais presente em ilhas, sua conservação é necessária e porquê.
Entre esas e muitas questões podem ser levantadas a fim de despertar o olahr curioso doas alunos e fazer com que estes possam analisar o filme criticamente.
domingo, 29 de maio de 2011
Crise ambiental, questões evolutivas e humor de uma cor qualquer
Através de um humor light, o autor explora o lado cômico da existência, a partir do exato momento em que Deus, experimenta “criar o mundo”. As situações se complicam cada vez mais com o surgimento de Adão, Eva, Caim, o Papa, Freud, Darwin e muitos outros… (...)”*
Segundo pesquisas**, as redes sociais se tornaram o conteúdo mais visitado da internet, superando em número de acessos os sites de conteúdo pornográfico. A análise do conteúdo deste blog, para construção de conhecimentos sobre ciência se dá pela sua popularidade nestas redes sociais: No Orkut há aproximadamente 9.220 participantes de uma comunidade sobre o blog, e a perfil de Carlos Ruas, no twitter conta com aproximadamente 30 mil seguidores.
sábado, 28 de maio de 2011
O diferente é instigante
A forma expositiva e monótona utilizada nas maiorias das escolas e pela maioria dos professores é desinteressante para a maioria dos alunos. Em consequência disso, faço-lhes uma pergunta, por que não inovar? Respostas para essa pergunta, existem infinitas. Se os professores querem métodos novos e não têm criatividade para tal, abusem dos métodos existentes. Há vídeos, filmes, desenhos, quadrinhos, documentários, enfim, várias formas e meios de abordar o conteúdo escolar de maneira interessante. Claro que temos que ter discernimento ao utilizar esses métodos, pois existem inúmeros destes que não são adequados para tal finalidade. Escolhi como tema o documentário porque além de ser um meio educacional interessante, com imagens e notícias filmadas e editadas de maneira eficiente, normalmente aborda temas curiosos sobre o meio ambiente, interação deste com animais, corpo humano, dentre vários outros assuntos. O que acho interessante nos documentários é que as abordagens feitas neles são normalmente feitas por cientistas que tentam desvendar os mistérios de uma coisa que não é explicável ou, quando é, mostram como ela acontece. Isso para o aluno se torna tão interessante e instigante que eles poderão fazer uma rede de associações com o assunto abordado em sala de aula de maneira objetiva. Um documentário da BBC tem como título: Instintos, o lado selvagem do comportamento humano. Nele é abordado o instinto de sobrevivência, desejo, competição e proteção de maneira clara experimentalmente comprovada. Esse tipo de documentário pode sim ser abordado em sala de aula de maneira a fixar certos assuntos abordados em sala como sistema nervoso, e sistemas em geral, anatomia, fisiologia, sistema endócrino, dentre outros. Por isso, acho interessante esses conteúdos de qualidade serem abordados em sala de aula a fim de chamar a atenção dos alunos sobre qual conteúdo escolar esse método é abordado e também utilizá-lo como forma de fixação do conteúdo por meio de curiosidades.
Segunda Análise Crítica:Vídeo Educativo sobre Mitose e Meiose
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Análise: Filmes
O uso de material audiovisual tem sido amplamente difundido nos diversos níveis de ensino, do fundamental ao universitário. Os filmes podem servir como suporte para se desenvolver um olhar mais apurado em relação à biologia, um estímulo para apreciar a presença da biologia no dia a dia e relacioná-la a questões éticas, econômicas, sociais, dentre outros aspectos que compõem a realidade.
Como um exemplo, escolhi o filme: “O óleo de Lorenzo”, que a minha professora do 3º Ano do Ensino Médio recomendou que nos, alunos, assistíssemos. Ela viu no filme uma ferramenta didática que pode favorecer o aprendizado em biologia dos seus alunos. Afinal este filme é muito rico e possibilita a discussão sobre herança genética, bainha de mielina, ácidos carboxílicos, lipídeos, ácido oléico e ácido erúcico, enfim, vejo como um filme que engloba diversas áreas da biologia e que pode ser bastante explorado como mais um recurso didático para o professor.
(Análise Crítica) Histórias em Quadrinhos: Uma alternativa ao modelo de Ensino vigente
E que tal utilizar esta ferramenta para ensinar conceitos em sala de aula? Acredito que histórias em quadrinhos são um excelente material didático, primeiro por que são acessíveis a maioria dos alunos e segundo, que utilizam uma linguagem acessível para transmitir suas idéias. Além de tudo, não são leituras cansativas e fogem do modelo de material didático tradicional, apresentando assim, um modo novo de ensinar.
O uso de histórias em quadrinhos na sala de aula pode gerar uma série de questionamentos nos alunos, incitando-os a fazer perguntas e a participar, sem que se sintam intimidados, por que afinal, estão tratando de assuntos bem comuns a eles, corriqueiros e bem próximos à sua realidade.
Clonagem & Ética: Uma Crítica ao Filme "A Ilha"
Estamos no ano 2019, onde muito do que imaginamos ser ficção hoje, já é realidade. “A Ilha” aborda um assunto da atualidade: a clonagem de seres humanos. “Até onde é possível ir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir sua sobrevivência? Um clone possui uma alma? Seria ético criar uma vida instantânea para salvar outra?”
O longa gira em torno de Lincon Six Echo (Ewan McGregor), "sobrevivente" de um mundo devastado que vive em uma grande sociedade onde centenas de outros sobreviventes vivem executando tarefas das quais não sabem exatamente a finalidade e que aguardam uma visita a uma ilha paradisíaca que teoricamente, seria o único lugar do mundo a salvo da destruição. Tudo corre bem até o momento em que Lincon começa a questionar a situação em que vive. Todas as suas dúvidas acabam por levá-lo a descobrir toda a verdade: que são clones criados sob encomenda para servir como peça de reposição, caso o original necessite de algum transplante.
Apesar de bastante elaborado, este roteiro saiu da cabeça de uma pessoa. Mas, mesmo sendo ficção, nos leva a refletir: até onde podemos ir para melhorar nosso estilo de vida? E a ética, onde fica?
É verdade que a medicina e as tecnologias salvaram a vida de muitas pessoas, a custo de muitos estudos e de muito tempo de reflexão. Até aí tudo bem. Mas, e quando outras pessoas estão envolvidas? Nesse momento esbarramos em um dos dramas que mais nos aflige: os clones humanos ainda não existem, apesar de esta ser apenas uma questão de tempo. Mas, como nós os trataremos?
Acredito que nossa sociedade não está pronta para lidar com muitos assuntos e a clonagem humana é um deles. É por isso, que em meu ponto de vista, devemos trata-lo com o tempo, sem especulações. Este tema esbarra em muitas questões éticas, as quais, apesar de disseminadas, ainda não foram entendidas por muitos de nós. Não pretendo que deixemos de lado esses assuntos, pelo contrário, acredito em discussões, mas o ambiente ainda deve ser preparado para a introdução desse e outros assuntos, para que assim possamos lidar com maturidade e tomar as melhores decisões nos novos tempos que virão.
Análise do filme: "A Era do Gelo"
"Avatar é aqui (...)"
O filme Avatar, produzido em 2009 dirigido por James Cameron foi uma explosão no mundo do cinema. Ficou ainda mais famoso pelo lançamento em 3D nas telonas! O idioma na’vi que é a língua dos nativos foi uma criação única para o filme e demorou cerca de 4 anos para ficar pronto.
A história trata de um conflito no ano de 2154, quando humanos chegam até Pandora, que é uma das luas de Polifemo e utilizam do desenvolvimento tecnológico e capacidade de exploração para extrair recursos de Pandora.. Porém os habitantes desse lugar possuíam outras concepções e relações com o ambiente. Os nativos chamados de Na'Vi, eram muito altos com cerca de 3 metros e tinham uma cauda, e a característica marcante desse povo é que possuíam um tipo de ligação com a natureza não muito comum ao nosso modelo de sociedade, os nativos interagiam de forma profunda com os componentes naturais, estabelecendo elos entre todas as partes da natureza. Para se infiltrarem em Pandora os pesquisadores humanos criam o Programa Avatar, híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. A chegada do homem em busca de acumulação das riquezas do lugar transforma completamente a vida dos Na´vi, já que os humanos não entendiam e nem procuravam entender a cultura de veneração e integração à natureza.
Avatar é uma excelente ferramenta para o ensino de ciências. Busca contemplar aquilo que às vezes parece muito esquecido pela nossa sociedade, que é a nossa integração, (ou talvez a falta desta) com a natureza. O filme apresenta de uma maneira bonita a integração de um povo ao seu ambiente, a valorização e a importância de cada organismo para a constituição de um todo equilibrado. Além disso, o filme retrata a exploração de uma outra espécie, como comumente acontece hoje, podemos pensar também na exploração da mesma espécie retratando a questão do índio, do negro, dos mexicanos nos EUA, por exemplo.
Possui um conteúdo completamente ecológico, representando a importância e eficácia de sistemas cíclicos.
Se formos pensar mais um pouquinho sobre o filme, há “Pandoras” por todos os lados, os ambientes e as pessoas estão sendo explorados e destruídos em um processo de acumulação de capital avassalador.
“Avatar é aqui (...)”
Clonagem e Marketing Global!
Por que criar uma esponja de limpeza, que mora no mar, como desenho animado?
Ao meu ver as informações passadas pelo desenho tem pouca utilidade no estudo de biologia, que mais confundem do que exclarecem, eu, como professora jamais levaria tal recurso para sala de aula.
Documentários
Nós professores devemos estar atentos ao cotidiano dos nossos alunos para que percebamos maneiras diferentes de interagir com os mesmos e aproveitar o aprendizado extraclasse, complementando-o com dados científicos e, quando possível, criarmos discussões que permitam a reflexão e amadurecimento sobre determinado assunto.
Como exemplo trago uma matéria que foi exibida no Fantástico (http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1601389-15605,00-UMA+EM+CADA+SETE+MULHERES+JA+FEZ+ABORTO+NO+BRASIL+DIZ+PESQUISA.html) que aborda um tema presente na novela PASSIONE.
A reportagem mostra a realidade de mães que viram o aborto como uma alternativa para a gravidez indesejada. O professor pode aproveitar o noticiário para falar da diferença entre embrião e feto, os riscos de um aborto clandestino e os métodos contraceptivos existentes que podem evitar que uma solução drástica como essa venha ser uma alternativa.
A grande vantagem de utilizar temas que estão sendo explorados por novelas e noticiários é que o professor consegue se aproximar muito da realidade do aluno, ele se torna também expectador, e só depois de assistir ele estará apto a discutir. Além disso, estes veículos geralmente trazem o assunto contextualizado e dramatizado em situações que possivelmente são as que seriam enfrentadas pelos alunos.
Sempre que possível fique atento a novelas, desenhos, noticiários e tudo que está vinculado à vida social dos seus alunos. Essa é uma maneira simples de se aproximar do aluno e relacionar a matéria a ser dada com o cotidiano do mesmo!
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Análise crítica: Passeio no Parque
Uma atividade extra sala que vejo como importante para a formação do aluno e contextualização do ensino é o passeio no parque, que também pode ser um bosque, uma área de preservação permanente ou mesmo uma local de grande biodiversidade próximo da escola.
Ensino de Ciências em Ambientes Naturais
Pode-se notar-se um grande avanço no caso particular do ensino de Ciências Naturais sobre o papel de interesses e motivaçoes, dos sentimentos e das emoções para a aprendizagem dos conteúdos. Essa tendencia de aliar os aspectos educacionais e afetivos, leva a uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento cientifico como fruto do raciocíonio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar.
Neste sentido, as aulas de Ciências e Biologia desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem crainças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento. No entanto, a maioria das pesquisas voltadas à analise do trabalho de campo em um ambiente natural tem por objetivo avaliar as atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em relação à natureza.
Por exemplo, a eficacia do uso de trilhas interpretativas em unidades de conservação nas questões referentes especificamente à educação ambiental para os ensinos médio e fundamental. A importancia das unidades de conservação e dos ecossistemas terrestres brasileiros para as atividades de educação ambiental e na percepção dos alunos em relação a estes ambientes, independentes da disciplina escolar ser Ciências.
Apesar de ser indiscutivel que os problemas ambientais devam estar entre os assuntos prioritarios na sociedade moderna e que as aulas de campo são um instrumento eficiente para o estabelecimento de uma nova perspectiva na relação entre o homem e a natureza, o que se procura nesta pesquisa é uma outra abordagem para as atividades educativas em ambientes naturais, o desenvolvimento das aulas de Ciências como uma metodologia que auxilie na aprendizagem dos conhecimentos cientificos, principalmente aqueles à ecologia.
O pressuposto aqui é que. Se o aluno aprender sobre a dinamica dos ecossitemas, ele estará mais apto a decidir sobre os problemas ambientais e sociais de sua realidade quando for solicitado, só cuidamos, respeitamos e preservamos aquilo que conhecemos e que a ignorância traz uma visão distorcida da realidade.
As contribuições da aula de campo de Ciências e Biologia em um ambiente natural podem ser positivas na aprendizagem dos conceitos à medida que são um estimulo para os professores, que vêem uma possibilidade de inovação para seus trabalhos e assim se empenham mais na orientação dos alunos. Para os alunos é importante que o professor conheça bem o ambiente a ser visitado e que este ambiente seja limitado, no sentido espacial e fisico, de forma a atender os objetivos da aula.
Escola Ecológica e Bilíngue Bom Jesus Aldeia
Primeira instituição a receber a denominação "Escola Ecológica" da Secretaria de Educação, o Bom Jesus Aldeia oferece aos alunos a oportunidade de uma vivência plena e harmoniosa com o meio ambiente.
A Escola Ecológica e Bilíngue Bom Jesus Aldeia foi fundada em 1981 pelo Frei João Crisóstomo (1915-2002), com a proposta de oferecer aos alunos a oportunidade de uma vivência plena com o meio ambiente.
Situado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o Colégio ocupa uma área de 100 hectares de puro verde e foi o primeiro a receber a denominação de “Escola Ecológica” pela Secretaria de Educação.
Lecionada em português e em inglês, a Educação Ambiental faz parte do rol de disciplinas ofertadas pela Unidade, promovendo diversos projetos inspirados na fauna e na flora local. Esse trabalho de formação e de informação realizado em harmonia com a natureza permite que os alunos reconheçam diariamente a importância da preservação da biodiversidade e da responsabilidade socioambiental.
Para complementar e enriquecer a proposta da Educação Ambiental, além de todos os ambientes naturais que proporcionam inúmeras descobertas, o Bom Jesus Aldeia conta ainda com uma fazendinha pedagógica e com um Laboratório de Pesquisas Ambientais (LAPA).
terça-feira, 24 de maio de 2011
Jogos como ferramentas didáticas-Análise Crítica
Na foto à esquerda, temos um exemplo do que precisa para jogar o jogo do detetive, instigando o aluno a pensar, a desvendar qual patógeno está infectando o seu alimento, descobrindo a precaução e o agente infectante.
ANÁLISE CRÍTICA: PASSEIO NO PARQUE.
Análise Crítica: A utilização de Mangás no ensino de ciências.
Durante minha busca sobre algum material de entretenimento para realizar minha análise critica me deparei com um artigo com o seguinte título: " Mangás e sua utilização pedagógica no ensino de ciências sob a perspectiva científica e tecnológica" e então resolvi criticar tal abordagem da utilização destes como ferramenta didática. Achei a abordagem do artigo extremamente interessante, atual e inovadora. Os mangás são animações importadas do Japão e apresentam um design, temática e narrativa bastante característica e diferenciada de acordo com o público para qual é destinado. Os mangás mostram-se em sagas mais curtas e com objetivos mais claros que as animações ocidentais e constituem narrativas com início, meio e fim bastante delimitados. O ponto positivo do uso deste tipo de ferramenta no ensino de ciências se destaca devido ao fato de ser uma forma de entretenimento próxima e muito utilizada pelos adolescentes e jovens atualmente. Além disso, os mangás abordam, na maioria das vezes, uma temática de debates sobre temas como a relação Homem/Natureza (debate ecológicotecnológico), Homem/Homem (debate moral-ético-tecnológico), Homem/Futuro(debate futurista-tecnológico). É perceptível nos discursos dos mangás uma grande preocupação com o que será da Humanidade e da Terra, preocupação esta que é concernente com as preocupações dos estudos Científicos, Tecnológicos atuais.
Além disso, não há tanta influência de preconceitos e marketings da sociedade ocidental e há ainda, uma narrativa que permite a identificação do leitor com os personagens o que auxilia na construção por parte do aluno de um olhar crítico, questionador e capaz de identificar obrigações e deveres de um cidadão, necessários para que se estabeleçam discursos científicos, tecnológicos e ambientais tão presentes e importantes para o ensino de Ciências.
Enfim, após a leitura deste artigo que me possibilitou realizar tal análise estou começando a compreender que alguns recursos são bons para auxiliar na abordagem de alguns temas e outros são bons para outros. Não existe um recurso capaz de satisfazer tudo o que o professor deve ensinar em biologia, caberá sempre a ele decidir, escolher e construir seu próprio caminho. Assim, hoje aprendi que os mangás podem ser muitos úteis para a abordagem dos temas relacionados a devastação ambiental, ao futuro dos recursos naturais e da humanidade e da relação evolução tecnológica X natureza...
Achei tudo isso muito inovador e positivo tanto para o professor quanto para o aluno!
Gente poderia ficar falando e contando tudo que aprendi sobre a utilização de mangás em sala de aula por muito tempo...por isso indico aos interessados lerem o artigo, que é ótimo! Tá ai o link:
http://www.tracaletras.com.br/lit&c/linsingen.2007.pdf
Análise Crítica de documentário
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Análise do Jornal Bom Dia Brasil
O jornal Bom Dia Brasil passa diariamente as 7 e meia da manha e me interessei em analisar algumas de suas notícias por ser um veículo de comunicação de massa que passa na Rede Globo, um canal assistido por muita gente.O Jornal em si, é uma ferramenta formadora de opiniões que tendenciam a padrões comportamentais que seguem a lógica dos valores e conceitos da sociedade atual, o que não permite as pessoas uma análise mais crítica que realmente contribua para a formação do cidadão pensador e crítico.
Ao analisar algumas notícias, perecebo que a linguagem é de facil entendimento para a maioria das pessoas que compoem as diversas faixas etárias.
Na edição que analisei, a do dia 23 de maio, notícias abordavam bem superficialmente aspectos que se referem a biologia.Duas delas me chamaram mais atenção:
“Crime no Amazonas: polícia flagra grupo atacando botos no Rio Negro” e “Mais de cem param no hospital após vazamento de cloro em Maceió”.
Ambas noticias trazem informaçoes de cunho biológico porém não muito aprofundado, só de caráter informativo imediato.
A notícia do crime ambiental, da matança dos botos, traz a informações de que matar esses animais é crime e que na Amazonas pesquisa afirmam que houve uma diminuição de 10% da população de botos da região.Os pescadores estavam atacando os botos somente para obter carne para servir de isca para a pesca de outros peixes, e o grupo que fez isso foi encaminhado para delegacia especializadas em crimes ambientais . Numa perspectiva biológica,visto que os botos estão numa situação crítica em perigo de extinção, a notícia poderiam ter aprofundado um pouco mais, falando sobre alguns hábitos do animal e toda a sua relação com o ambiente em que vivem.Então penso que como essa notícia foi dada, de um jeito rápido pra falar de uma coisa tão importante, não foi de uma forma que fizessem as pessoas e principalmente os estudantes que em algum momento estudam isso, refletir a importancia que esses animais possuem, deixando somente marcado o caráter mercadologico do animal.
Na notícia do vazamento de cloro, relata que uma nuvem tóxica saiu de uma fábrica e atingiu as comunidades vizinhas e os moradores começarem a sentir os sintomas de intoxicação . Vejo uma deficiencia ainda maior nesta notícia que nem tratou sobre quais efeitos essa tragédia poderia interferir no ambiente e isso ainda poderia trazer mais problemas para a populçao a longo prazo. O foco da notícia foi os efeitos que esse gás causou na comunidade, ignorando totalmente que essa comunidade vive em uma ambiente que também é compartilhado por outros seres vivos. Não fala quase nada sobre a fábrica e as responsabilidades dela ao produzir coisas tóxicas, o que nos leva a perceber que realmente as informações são passadas de uma forma a favor da lógica do mercado , passivamente sem que desperte um olhar crítico por parte dos telespectadores.
Então, perecebo que o jornal como espaço formador de cidadãos é totalmente manipulador e instiga as pessoas pensarem todas da mesma forma sem questionar, aceitando tudo passivamente.As informações relacionadas a biologia nessas notícias estão muito carentes de informações que considero essencias para que o individuo tome aquilo como uma coisa que seja importante , significativa e que o faça sentir parte da natureza o deixando pronto para poder interceder em situções como estas.
As notícias estão disponiveis no site do Jornal Bom Dia Brasil:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/crime-no-amazonas-policia-flagra-grupo-atacando-botos-no-rio-negro.html
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/mais-de-cem-param-no-hospital-apos-vazamento-de-cloro-em-maceio.html
“Através do material que observa, o observador é continuamente colocado, sem o saber, na situação de absorver ordens, indicações, proibições.”
A internet e a seleção de informações
Algo muito comun entre os alunos são os trabalhos extra-classe que os professores distribuem e que são totalmente copiados da internet, e de fontes nada confiáveis. Atividades assim poderiam perfeitamente ser aplicadas e até induzem o aluno a exercitar a atividade de pesquisa, porém essas pesquisas têm que ser realizadas em sites confiáveis. A divulgação desses sites é uma boa alternativa para os professores e os alunos até poderiam estar em contato com artigos científicos e reportagens atuais, por exemplo.
Análise Crítica: Sites com conteúdos que complementam a matéria da sala de aula
Estamos discutindo e propondo durante a disciplina diversas formas de trabalhar o conteúdo de uma forma que desperte interesse dos alunos e concomitantemente todo assunto seja trabalhado. As aulas que não sejam apenas baseadas no livro didático, mas dinâmicas e interdisciplinares são essenciais para a formação do aluno que no dia-a-dia está se deparando com os temas da sala de aula, mas não sabem relacionar com o que foi visto em sala de aula.
Um espaço, não formal, são os diversos sites que abordam os conteúdos de uma forma diferente para facilitar a assimilação por parte dos alunos. No site http://pontociencia.org.br, por exemplo, são propostos diversos experimentos de assuntos debatidos em salas de aula. Muitos os próprios alunos podem realizar em casa e verificar os resultados, mas o interessante seria a discussão, assim uma feira de ciências no colégio supriria essa necessidade.
Além dos experimentos que podem ser realizados em sala de aula, no site há uma seção bastante interessante, a série Ciência di Buteco com vários episódios de situações cotidianas onde são debatidos assuntos pertinentes à biologia, em um desses episódios, por exemplo, o tema é gorduras e frituras. É explicado os dois lados da questão e o aluno pode perceber, por exemplo, até que ponto óleos e gorduras fazem mal. É um tema tratado em biologia celular quando falamos de lipídios e muitas vezes a relação disso com nosso cotidiano não está clara.
Fica evidente, que para uma compreensão melhor da biologia é necessário uma mudança de postura, e esses vídeos educativos que mostram situações que consideramos banais mas contém princípios aprendidos em sala demonstra que a biologia é um conteúdo transversal e de extrema importância em nossas vidas e como a compreensão dos mecanismos e fenômenos biológicos é primordial para nossa sociedade.
Internet como ambiente de aprendizado – análise de informações veiculadas pelo MSN através da janela ‘Hoje’
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