segunda-feira, 13 de junho de 2011
Florestas e Homens
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Biologia em todos os cantos III - O dia do Curinga (Análise Crítica)
Galera,
Estou empolgadíssimo terminando de ler o livro O dia do Curinga, de Joisten Gaarden, mesmo autor de O mundo de Sofia. ( E de outro, excelente e triste chamado O outro lado do Espelho).
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Segunda análise: Revistas virtuais!
Em tempos que a internete é a mais utilizada para informação, comunicação e pesquisa, as revistas virtuais vêm tomando o espaço das revistas impressas. Os portais eletrônicos nessas revistas permitem acesso rápido e direto a uma gama de notícias em diversas áreas, e permitem uma atualização freqüente através de um sistema de alerta por e-mail. Ciência Hoje virtual é um exemplo de revista que vem conquistando seus navegadores. Sempre utual e dinâmica ela funciona como uma excelente ferramenta de conhecimento científico, com espaço tanto para as crianças quanto para os professores.
domingo, 5 de junho de 2011
Fantástico: sustentabilidade
É importante a conscientização das pessoas, e isto pode tornar-se "fácil" quando vemos pessoas de lugares diferentes e ameaçados, como a Amazônia, fazendo suas partes como cidadãos e humanos... e isto pode servir de exemplo para nós, relembrando que se cada um faz sua parte, no quesito de preservação, podemos fazer do Brasil e do planeta um lugar melhor de se viver!
É isso!
=D
Procurando Nemo
Marlin se torna um pai super protetor, não deixando seu filho ser independente, durante uma excursão com um professor arraia, Nemo tenta provar que consegue fazer as coisas sozinho e é capturado devido a sua deficiência em uma das nadadeiras. Seu pai inconformado vai a sua procura no caminho encontra Dory um peixe cirurgião-pateta (Paracanthurus hepatus) fêmea, que sofre de perda de memória recente. Durante a viagem Marlin e Dory encontram diversas especies animais como águas-vivas, baleias, tubarões, krills, tartarugas, aves marinhas. Enquanto Nemo foi para um aquário em Sidney.
O filme procurando Nemo é uma ótima oportunidade de trabalhar diversas áreas das Ciências Biológicas por serem bem explicadas no decorrer do filme como cadeias alimentares, teias alimentares, relações tróficas indivíduos, populações, comunidades, interações entre os organismos,e alguns problemas eticos deficiências, trafico de animais, entre outros.
Epidemia
sábado, 4 de junho de 2011
Segunda Análise: Vídeos Didáticos
Acho importante a utilização de vídeos didáticos que encontra-se na internet, pois apresentam de forma dinâmica, conceitos de ciências de alguns objetos e fenômenos que estão presentes em nosso cotidiano. O vídeo é um recurso audiovisual que possibilita a síntese entre imagem e som, gerando as mais diversas sensações dependendo do que se é transmitido, deixando de ser apenas som e imagem, mas também, uma forma de expressão. A utilização do vídeo gera uma forma diferenciada de aprendizagem estimulando a quem assiste devido ao dinamismo, possibilitando a recriação de formas inusitadas, de vivências dentro ou fora do local de ensino. Um exemplo de site que acho bastante proveitoso para assistir a esses vídeos é: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/recursos.php?tipo=livros
Gosto deste site porque além dele explicar o conteúdo biológico, ele procura relacioná-lo com o cotidiano.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Terceira Análise Crítica : "O truinfo"
Segundo a sinopse do filme um professor, Ron Clark, decide sair de seu emprego como professor de uma escola pública num estado (se não me engano, na Califórnia) para conseguir o mesmo emprego, porém em Nova York. Nisso, ele começa a dar aula para uma das piores salas do estado, com a "fama" de conseguir fazer com que os professores se demitam e, tenta fazer com que a mesma se torne a melhor sala do estado.
Neste sentido, o filme retrata algumas questões interessantes e dificuldades enfrentadas pelo professor diante aos alunos atônicos. Assim um ponto interessante a dedicação do professor com os alunos. O professor visita a casa de cada aluno, ajuda um aluno que foi agredido pelo próprio pai, da aulas depois da escola, resumindo, ele da apoio a qualquer momento e sabe quem você é e da importância para isso, ao contrário daqueles professores que te conhece por um número na ordem de chamada. Neste ponto é importante pois a proximidade entre aluno e professor deve existir uma vez assim facilita a troca de informações entre os 2 elementos." O Triunfo" é o filme que nenhuma pessoa passa sem se identificar com um personagem e é bastante recomendável.
Mapa dos Conflitos Ambientais em Minas Gerais
Um mapa é uma ferramenta muito útil, permite que nos localizemos no espaço em um determinado tempo já que tudo no nosso meio é passível de transformação. Existem vários tipos de cartografias, mas uma que eu acho uma ferramenta muito interessante é a cartografia participativa, ou seja, as próprias pessoas e atores de algum lugar desenham um mapa, utilizando outros instrumentos como os símbolos e suas representações. Esse tipo de mapeamento é importante porque retrata a realidade vivida por determinado povo, a realidade mediada. Quem melhor do que uma tribo indígena para fazer o mapa da floresta onde vivem?
Os conflitos ambientais se relacionam com um outro estudo que é o da Justiça Ambiental, e é bastante contraditório, pois quando se pensa em justiça o que mais aparece é a falta da mesma. Dessa forma a Justiça Ambiental estuda como parcelas desfavorecidas da população arcam com danos muito maiores do meio ambiente. São as pessoas pobres que vão morar em áreas de ocupação de riscos como beiras de lixões e encostas íngremes; que são desalojadas de suas casas para a construção de maga-estruturas como Usinas Hidrelétricas e até mesmo Nucleares; que são expulsas do centro das cidades devido a algum evento como a Copa do Mundo. Além disso, os conflitos ambientais se relacionam com venda da natureza para o grande capital, a transformação de cachoeiras e rios em água de irrigação para infinitas monoculturas, a destruição de montanhas para extração de minérios.
O Mapa dos Conflitos Ambientais é uma ferramenta para conhecermos e visualizarmos o que acontece em MG. É uma forma de entendermos que por mais localizáveis que sejam os problemas e conflitos eles não são fatos isolados e sim resultados de um modelo de reprodução intenso que não se preocupa com o bem estar das pessoas e nem do meio ambiente.
“É a esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino coragem”. (Platão)
Aí vai o site para quem quiser conhecer um pouquinho mais:
Segunda análise crítica: aprendizado nas feiras de ciências
Uma maneira divertida de educar!
Jogos, quem não gosta de jogar um bom jogo? E porque não utilizá-los para educar? A maioria das pessoas memorizam muito mais o que aconteceu em um jogo na semana passada do que uma aula dada há uma semana atrás. Então porque não utilizar esses meios para uma finalidade tão difícil ultimamente que é educar?
Este não é um filme de ficção, existe um lugar chamado ‘Ilha das Flores’...
O filme "Ilha das Flores" narra o percurso de um tomate desde sua produção - passando por sua compra em um supermercado - até o seu descarte e destino em um lixão.
Todo esse percurso é narrado permeado a conceitos definidos do que vai sendo abordado ao decorrer do curta. É preciso ter um certo cuidado com esses conceitos já que se trata de um filme produzido em 1989, já se passaram 22 anos e algumas coisas mudaram...
O ser humano é mostrado durante todo filme como um ser diferenciado por possuir o telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, entretanto mostra também a fragilidade do sistema humano diante de questões socioambienais.
O curta metragem de roteiro e direção de Jorge Furtado foi produzido no Brasil, e é, há já alguns anos, utilizado em escolas e universidades afim de promover uma reflexão e discussão sobre questões socioambientais.
Pode ser sugerido aos alunos pesquisarem sobre lugares como a ilha das flores e que promovam em sala de aula soluções para casos como este, finalizando a atividade com um trabalho junto à comunidade escolar que promova consciência socioambiental.
HUMMM! HOJE É DOMINGO?
A curiosidade, a aventura e a diversão podem ser o ponto de partida para a aprendizagem.
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Andar pelas trilhas da mata, atravessar riachos de barco, acampar no zoológico e tocar em animais vivos podem vir a ser experiências únicas e altamente significativas na vivência das pessoas com a natureza. Estas práticas têm demonstrado ser, além de muito atrativas, são bastante eficazes na sensibilização para o meio ambiente.
A curiosidade é o ponto de partida para a aprendizagem. Para as pessoas em geral, mas principalmente para as crianças, a curiosidade é um incentivo para que investiguem o mundo. Elas precisam descobrir em quem confiar, o que é perigoso e o que é divertido, estabelecendo suas próprias fronteiras. A curiosidade, por exemplo, pode levá-las às margens de um lago, onde tocarão a água, brincarão com ela, observarão diferentes seres e materiais ali encontrados e, assim, por intermédio dessa atividade, podem vir a aprender muito sobre a água.
Os zoológicos oferecem, por meio de suas coleções condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades educativas, utilizando seus animais, bosques e infra-estrutura para o ensino de ciências, biologia e educação ambiental. Sua eficácia na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao meio ambiente, a transformação de valores.
AFAN (Atividades Físicas de Aventura na Natureza)
Sabemos que, quase todo indivíduo, após uma visita à natureza, volta transformado, com algum aprendizado a mais. Mesmo que não haja uma atividade explícita, com métodos de ensino e aprendizagem, o simples fato de relacionar-se com a natureza amplia o campo de visão dos visitantes, no que concerne a tornar-se um indivíduo mais íntegro e completo.
Vale ratificar, entretanto, que essas mudanças vão depender da predisposição a certos tipos de comportamento, da formação, do vínculo com o meio, ou seja, da atitude do indivíduo.
A Educação Ambiental (EA),, pode ser trabalhada durante a prática das AFAN, já que, diante da gravidade dos problemas ambientais, foi inserida como tema transversal no currículo escolar, de acordo com o PCN, a partir de 1996 (MENDONÇA & NEIMAN, 2003).
Esta EA deve ser compreendida e trabalhada na amplitude que seu termo contempla, ou seja, não apenas no sentido da preservação ambiental, de não ‘gastar’ ou prejudicar a natureza. Deve desenvolver nos indivíduos a compreensão da interação homem-natureza, a conscientização ambiental, capaz de gerar mudanças de atitudes e sentimentos, que resultem em posturas mais afetivas, solidárias e cooperativas entre as pessoas e destas com a natureza.
Os indivíduos não percebem os valores e as possibilidades educativas intrínsecas das AFAN, prendendo-se ao que pode, externamente, ser trabalhado. . Nestas oportunidades, as experiências podem ser fascinantes, pois muitas vezes a aprendizagem se dá “nas entrelinhas” das atividades promovidas, e não exatamente no conteúdo que se desejava transmitir.
Se o homem é capaz de enfrentar obstáculos, tais como as intempéries da natureza, certamente enfrentará os obstáculos impostos pelo mundo real (COSTA, 2000). Isso acontece porque esta superação de limites e medos são características extremamente visadas no mundo moderno, onde o homem audaz é supervalorizado no mercado, no qual todos desejam inserir-se.
Além do bem-estar e do prazer, o respeito para com a natureza, numa relação de igualdade., podemos verificar que a relação do homem com a natureza dá-se num processo que, de forma geral, ocorre em três fases: inicialmente, o homem tem a natureza como adversária, procurando vencê-la e conquistá-la. Após um período de experiência, o ator passa a ver a natureza não como adversária, mas como aliada para suas conquistas e superações pessoais, caminhando, dessa forma, ao lado dela.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Google Earth
análise crítica do filme "Um dia depois de amanhã"
segue abaixo a sinopse do filme:
Uma interrupção climatológica de proporções inconcebíveis destrói o mundo, enviando milhões de sobreviventes apavorados para o México. Indo na outra direção, contudo, está o professor Adrian Hall, um brilhante paleoclimatologista, cujo filho Sam ainda pode estar vivo em Nova York, agora uma cidade devastada e congelada.
Conscientização ambiental através do "Vigilantes do clima"
O quadro exibe o problema ambiental com várias análises de diversos pesquisadores especialistas no caso, o que garante a confiabilidade das análises ambientais. Eles relatam a cascata de eventos que gerou tal situação e quais serão as conseqüências deste acontecimento para as formas de vida locais. Isso revela a interação entre os seres vivos, revelando a importância da preservação para múltiplos níveis biológicos.
Uma das reportagens feitas foi sobre um povoado da cidade de Mangue Seco, que enfrenta os problemas do avanço dos níveis do mar e do rio, além do movimento das areias das dunas da região que já cobriram casas inteiras. Este caso mostra a ocupação humana nas proximidades do mar extrapolando os limites, a vida marinha sendo ameaçada, a importância da vegetação e outras conseqüências do desrespeito do homem as condições ambientais locais. A reportagem completa está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TDN8zDNXQnw.
(II) Spore!
Quando você acumula certa quantidade de pontos de DNA, você evolui para o modo criatura, no qual é o mais fantástico, onde você poderá colocar estruturas para relacionar positivamente com outras criaturas sendo o amigo da galera, ou colocar armas e destruir todos. O legal é que as outras criaturas também tem personalidade própria, e várias missões são propostas durante o jogo, para voê acumular mais pontos de DNA e comprar estruturas novas.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Análise crítica II: A importância e o atual contexto dos museus na educação
Em relação ao ensino de biologia, muitos professores encontram no museu uma opção de levar os alunos à um lugar diferente e tentar instigá-los a observar as peças, figuras, bonecos e representações verossímeis de animais e debaterem sobre os temas aprendidos em sala de aula e com isso visualizarem o que apenas vira, por exemplo, em uma sala de aula. Porém, o objetivo inúmeras vezes não é alcançado e os alunos acabam se dispersando, apenas brincando e o que era mais uma fonte de observação e conhecimento acaba virando apenas uma saída da sala de aula. Os alunos mostram desinteresse, qual seria o(s) motivo(s)? Bom, o mais claro e óbvio é que em grande parte dos museus os alunos não interagem diretamente com os objetos, ou seja, o instrutor mostra e explica, falando como era, como foi criada, e etc, tornando algo muito expositivo. O filme “Uma noite no Museu” apesar dos exageros de ficção, o personagem interagem com o conteúdo ali presente, e com isso o aprendizado é bem maior. Assim, fica a opção da visita aos museus como fonte de conhecimento, mas é essencial que os professores saibam conduzir essa visita de uma maneira que os alunos se sintam participando desse processo de observação e discussão.