domingo, 5 de junho de 2011

Epidemia




Sam Daniels (Dustin Hoffman) é coronel-médico do exército americano, além de ser o chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.

Epiemia é um filme de ficção lançado em 1995. Novamente tomei a decisão de escolher este filme porque foi usado em sala de aula comigo e eu gostei muito, tanto que assisti umas três vezes depois. Pode ser tratado na matéria de biologia no ensino médio ou em ciências no ensino fundamental.
Trata de um tema bastante interessante, disseminação de uma doença. Além disso, a história é envolvente e consegue "prender" os alunos e chamar a atenção pra assuntos importantes que podem ser tratados em sala de aula. A linguagem é fácil de se entender, mesmo se tratando de termos técnicos, por ser um filme que tem objetivo te atingir um público amplo.
Com ele, o professor pode explorar vários assuntos interessantes para exemplificar suas aulas, tais como : a própria epidemia (usar os termos próprios como hospedeiro intermediário e definitivo, formas de inoculação de doenças, tratamento) trabalhar a questão de porque o macaco não apresentava sintomas e porque era importante que este fosse achado, pode ser trabalhado também a questão da introdução de espécies exóticas, os perigos e riscos dessa introdução, ou seja várias abordagens podem ser feitas.
Por isso acho que este filme é um ótimo material complementar para aulas de biologia, e indico para meus colegas que ainda não viram e também os que já viram para que vejam e de forma crítica pensando numa possível aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário