quinta-feira, 20 de setembro de 2012





No começo de agosto, nós bolsistas do grupo da escola Governador Milton Campos, mudamos de planos dentro das atividades desenvolvidas na escola. Optamos por  priorizar ao tema do projeto BIOPIBID, "da planta ao medicamento",assim delineamos algumas atividades ligadas a este tema. Neste contexto, deixamos de ministrar aulas de Biologia limitadas pelos CBCs, PCNs. O plano de atividades, atrelada ao carácter investigativo é baseado em 3 propostas.
1-   Busca Bibliográfica - Essa, consiste em propor que os alunos, que façam uma pesquisa etnobotânica para que tragam para o ambiente escolar o conhecimento tradicional a que tem acesso. É interessante que pesquisem o nome da planta (científico e popular), histórico de uso, sua indicação e modo de preparo da planta como medicamento. É preciso determinar um número de plantas para cada aluno pesquisar (uma ou duas por aluno). Depois disso os alunos devem redigir um texto espécie estudada. Essa etapa já foi realizado e acreditamos que foi realizada com sucesso.

2 -  Construção do jardim medicinal pelos próprios alunos. Essa etapa já está sendo realizada é partir da pesquisa bibliográfica, haverá uma seleção das plantas pesquisadas levando-se em conta repetições de pesquisa, disponibilidade de mudas e período do ano apropriado para o plantio. As plantas escolhidas serão plantadas com o acompanhamento dos alunos e observando-se a disponibilidade da escola para a manutenção do mesmo. Nesta etapa, podem ser abordados temas como: ecologia, interações entre seres vivos, cadeias decompositoras, fisiologia e desenvolvimento vegetal, sustentabilidade entre outros. As plantas escolhidas foram alecrim, camomila, manjericão, hortelã. Haverá uma escala de rodizio entre os alunos para observar e regar as sementeiras instaladas na escola.

3 - Prática laboratorial - Essa etapa ainda será realizada nos próximos meses.Após a construção do jardim medicinal, será possível coletar espécimes de plantas(amostras). Haverá então, a escolha de alguma espécime conhecida com ação fungicida para atividade prática. Dentro do laboratório, a planta passará por um processo de extração, de essência como, por exemplo, o arraste a vapor. A essência servirá para o aluno visualizar a ação do princípio ativo de um medicamento. Uma placa de petri contendo um meio de cultura não seletivo para fungos será utilizado para obtermos fungos vivos. Em uma cultura será inoculada uma gota de solução salina 0,9% e em outra uma gota da essência da planta antes do crescimento da cultura. Quando os há o crescimento dos é possível observar um halo de inibição na cultura com a essência e na outra não. Essa prática irá ser desenvolvida  a fimde aproximar a teoria e prática como o pensador Paulo Freire relatava.






Nenhum comentário:

Postar um comentário