sexta-feira, 8 de julho de 2011

Análise crítica do filme A.I. inteligência artificial


A atividade Os PCNs ou CBCs estão de acordo com as minhas concepções de porque ensinar biologia e o que ensinar em biologia? Comentário no texto da refaela Guimarães “ A velha realidades das escolas

Boa tarde gente!!!

Segue aqui uma postagem de um filme que gostei muito, show de bola, cujo tema consiste na discursão tecnocientífica mostrando como o homem pode a possibilidade do homem de deter o poder da criação(assunto bastante delicado sob o ponto de vida ético, religioso e moral). O filme apresenta várias associação simbólicas como a criação de robôs com capacidade de humana de sentir que se associa a criação de Adão e Eva por Deus. Uma outra associação interessante é que o cientista perde seu filho e cria um robô com a aparência do mesmo, como a finalidade de eternizar este amor incondicionável como acontece entre pais e filhos. ( acredito que isto exista na mairia das vezes.. rsrsrs)

Uma questão que me parece importante na trama do filme é a forma como David é acionado para "amar". Ou seja, para produzir amor em David é preciso que Mônica repita uma lista de sete palavras, previamente planejadas pela Cybertronics Manufacturing, fábrica responsável por sua construção. São elas: cirro, Sócrates, partícula, decibel, furacão, tulipa e golfinho. É logo após a escuta de tais palavras que David nomeia Mônica mãe. E, é bom lembrar, a nomeação parte de David e não de Mônica. Ora, se a transformação de um indivíduo em sujeito se dá por palavras que o enlaçam a um mundo simbólico, como fica se a introdução a este mundo ocorre por meio de palavras que apesar de serem ditas, ou melhor, repetidas pela mãe, não trazem consigo uma linhagem, uma história a partir da qual ele possa se inscrever?

Um comentário:

  1. ficou essepicional parece com as minhas ideias quando assiti pela primeirq vez

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