quarta-feira, 1 de junho de 2011

Análise crítica II: A importância e o atual contexto dos museus na educação

Resolvi fazer essa segunda análise sobre um recurso muito comum, mas pouco utilizado, e quando utilizado, muitas vezes apresenta mais contras que prós: os museus. Bem, a idéia surgiu depois que li uma reportagem sobre um projeto da Google que lança serviço de visita virtual a museus (http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/google-lanca-servico-de-visita-virtual-a-museus). O serviço é conhecido como Art Project e permitirá a qualquer internauta visitar museus em todo mundo, através de uma ferramenta similar ao Street View - recurso do Google Maps onde é possível caminhar virtualmente pelas ruas de uma cidade. Achei a idéia interessante e um recurso que pode ser bem explorado. Evidentemente não é a mesma coisa que uma visita a um museu, mas obras que estão em outros países podem ser vista e apreciadas.
Em relação ao ensino de biologia, muitos professores encontram no museu uma opção de levar os alunos à um lugar diferente e tentar instigá-los a observar as peças, figuras, bonecos e representações verossímeis de animais e debaterem sobre os temas aprendidos em sala de aula e com isso visualizarem o que apenas vira, por exemplo, em uma sala de aula. Porém, o objetivo inúmeras vezes não é alcançado e os alunos acabam se dispersando, apenas brincando e o que era mais uma fonte de observação e conhecimento acaba virando apenas uma saída da sala de aula. Os alunos mostram desinteresse, qual seria o(s) motivo(s)? Bom, o mais claro e óbvio é que em grande parte dos museus os alunos não interagem diretamente com os objetos, ou seja, o instrutor mostra e explica, falando como era, como foi criada, e etc, tornando algo muito expositivo. O filme “Uma noite no Museu” apesar dos exageros de ficção, o personagem interagem com o conteúdo ali presente, e com isso o aprendizado é bem maior. Assim, fica a opção da visita aos museus como fonte de conhecimento, mas é essencial que os professores saibam conduzir essa visita de uma maneira que os alunos se sintam participando desse processo de observação e discussão.

Um comentário:

  1. Concordo com você Armandinho. Há uma grande dificuldade por parte dos professores de conduzirem as aulas "diferentes", principalmente aquelas fora da sala de aula. Isso prejudica o aprendizado dos alunos, além de frustrar o professor, que planeja as aulas e espera grandes respostas, mas ao final vê apenas bagunça. Quanto a visita a museus, acho uma opção ótima, pois penso que a biologia é tão linda que deve ser experimentada e ao apenas estudada em teorias.

    ResponderExcluir