sexta-feira, 3 de junho de 2011

Este não é um filme de ficção, existe um lugar chamado ‘Ilha das Flores’...


O filme "Ilha das Flores" narra o percurso de um tomate desde sua produção - passando por sua compra em um supermercado - até o seu descarte e destino em um lixão.

Todo esse percurso é narrado permeado a conceitos definidos do que vai sendo abordado ao decorrer do curta. É preciso ter um certo cuidado com esses conceitos já que se trata de um filme produzido em 1989, já se passaram 22 anos e algumas coisas mudaram...

O ser humano é mostrado durante todo filme como um ser diferenciado por possuir o telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, entretanto mostra também a fragilidade do sistema humano diante de questões socioambienais.

O curta metragem de roteiro e direção de Jorge Furtado foi produzido no Brasil, e é, há já alguns anos, utilizado em escolas e universidades afim de promover uma reflexão e discussão sobre questões socioambientais.

Pode ser sugerido aos alunos pesquisarem sobre lugares como a ilha das flores e que promovam em sala de aula soluções para casos como este, finalizando a atividade com um trabalho junto à comunidade escolar que promova consciência socioambiental.

3 comentários:

  1. Acho que este é um dos documentários mais utilizados em sala de aula, em todas as séries e em várias disciplinas, não só em biologia. Porém como a Júlia disse, certos cuidados devem ser tomados pois já tem um certo tempo que foi produzido. O ser humano é colocado talvez como um ser "especial" dando um maior valor a este do que a outras espécies e essa concepção hoje em dia deve ser quebrada !

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  2. Eu assisti esse documentário pelo menos umas 3 vezes no meu ensino médio! E na época ele ja era meio antigo...hehehe... mas é muito chocante ele, e nos mostra uma realidade que nunca imaginaríamos... Eles podiam fazer o 2!!

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  3. O documentário realmente é interessante, mas o grande problema é que passado, e como foi explicado pela Júlia ele apresenta algumas falhas. Isso me lembra a questão dos diferentes mecanismos evolutivos por exemplo, que sempre é mostrado pelo exemplo do pescoço da girafa. Existe outros documentários atuais que tratam do mesmo tempo tão bons quantos e apresentam uma visão diferente, o que é muito interessante para a aprendizagem dos alunos.

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