quinta-feira, 2 de junho de 2011

(II) Spore!


A muito tempo queria falar desse jogo aqui, entao vou fazer essa análise crítica sobre ele, Spore é um jogo de computador, onde você cria sua criatura, ainda em estágio celular e a partir das estruturas que você vai colocando nela, ela tomará seu rumo na cadeia trófica, sendo herbivora ou carnivora.


Quando você acumula certa quantidade de pontos de DNA, você evolui para o modo criatura, no qual é o mais fantástico, onde você poderá colocar estruturas para relacionar positivamente com outras criaturas sendo o amigo da galera, ou colocar armas e destruir todos. O legal é que as outras criaturas também tem personalidade própria, e várias missões são propostas durante o jogo, para voê acumular mais pontos de DNA e comprar estruturas novas.





Depois do estágio criatura você vai para o estágio tribal onde você domestica e caça outrascriaturas, já que agora seu nível de inteligência é maior! Finalizando o tribal começa o nivel civilização, com tecnologia e industrialização... Após esse nível, ai vem o mais interessante que é o galático, onde você tem todo o universo para explorar, com milhares de planetas com ecossistemas diferentes, nesse nivel você comercializa com outros extra terrestres e ajuda eles em algumas missões como: controle de pragas, buscara alguma planta para eles analizarem, o jogo propriamente acaba quando você derrota os groks que vivem no centro da galáxia, e posso falar por experiência que jogo a muito tempo e não conseguir chegar la.

Bom é isso galera, o jogo é excelente! mas requer uma boa placa de vídeo devido a exigência gráfica. Assim como vários jogos didáticos possuem esse mesmo problemas, jogos em si são uma ótima ferramenta didática porém devemos tomar cuidado para saber aplicar ele com nossos alunos, para que não seja apenas um jogo!

3 comentários:

  1. Muito legal, João! Não conhecia o jogo, mas pelo que entendi, o aluno tem a oportunidade não só de criar seu próprio "bichinho", mas também de acompanhar toda seu desenvolvimento e evolução!
    Pelas fotos que você colocou, o jogo parece bem colorido e rico em detalhes, o que é essencial para que os alunos se interessem!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o jogo é um meio muito interessante de aprendizado.

    ResponderExcluir