terça-feira, 26 de abril de 2011

Aluno 1º lugar.

É muito interessante o fato dos CBC's e PCN's colocarem o aluno como protagonista na educação, na transmissão da informação, o mais importante realmente são eles. É fundamental ressaltar que temos um conhecimento considerável no estudo da Biologia. Em uma sala de aula, o professor deve estar ciente sobre as condições presentes nesta sala, o público-alvo, como passar da melhor maneira a informação para aqueles alunos, ou se possível, para cada um naquela turma. O professor deve ter a experiência de que, nem sempre será possível passar todo o conteúdo, de forma extensa, pelas condições envolvidas em sala de aula, tendo que fazer uma escolha: ou transmitir todo conhecimento da biologia sem aprofundamento para atingir as metas da escola, ou se aprofundar em alguns conhecimentos, mas não todos, por limite de tempo. É exatamente essa escolha condicionada ao professor, pelo ambiente da sala, os alunos envolvidos, pois cada um tem sua ecologia conceitual que é o conjunto de idéias que o aprendiz já possui no instante da aprendizagem. Esse conjunto de idéias tem um limite, e o limite de cada aluno é diferente, sendo da responssabilidade do professor e seu compromisso, levar em consideração essas diferenças e atuar encima delas, tentando administrar o avanço do aprendizado e o tempo que temos de transmitir a informação e gerar o conhecimento. Frisando a necessidade também de se pensar na cultura do aluno e em que acreditam, e não transformá-los em agentes passivos durante seu aprendizado.

2 comentários:

  1. Com pactuo suas idéias, Felipe. A educação anda muito limitada ao conteúdo, e se ele fosse pelo menos passado de uma forma que não fosse mecânica(Prof -> aluno) e desarticulada..mas do que vale informações sem saber sua real função?
    Muito bom,valeu!!!

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  2. Concordo em número e gênero, Felipe e Mael!

    Existe um autor, esqueci o nome agora, mas que faz um comentário interessante. Ele diz que a sociedade acostumou-se a reconhecer o conteúdo simplesmente como um "pacote socializador de indivíduos". A maioria dos profissionais da educação se acostumou com o "decoreba" como se isso fosse transformar uma pessoa em alguém capaz de ter espírito crítico e exercer direitos e deveres do cidadão. Esse autor enfatiza que o mais importante é saber conduzir a RELAÇÂO DO ALUNO com o Conteúdo, que isso sim é válido e não "socar conteúdo goela abaixo" como vemos na maioria das escolas!

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