quinta-feira, 28 de abril de 2011

PCNs, CBCs e o aprendizado significativo

Um grande desafio no ensino de biologia é o aprendizado significativo, onde o aluno entenda e saiba aplicar o conhecimento na sua vida, onde o aluno realmente saiba a matéria e não a decore para fazer uma prova e no dia seguinte não lembre mais de nada, isso ocorre muitas vezes por que o ensino de biologia e também de outras matérias é focado em conceitos o que muitas vezes dificulta o aprendizado. Os PCNs e os CBCs visam os PCNs e os CBCs visam um conhecimento significativo onde o aluno possa aplicar o conhecimendo aprendido na sua vida pessoal e profissional, evitando assim a famosa "decoreba", visa também que os alunos saibam pensr de forma crítica e incentiva o aprendizado de forma autônoma. Essas e outras práticas citadas nos PCNs e nos CBCs, podem ser uma solução para evitar que o ensino de biologia seja monótono e decorativo, o que infelizmente é de praxe acontecer.




Um comentário:

  1. Rafa,

    A autora do livro Prática de Ensino em Biologia, considera isso que vc falou (do aluno melhorar a própria vida a partir do conhecimento dos processos biológicos) como a quarta fase do que ela chama de alfabetização biológica. Numa primeira fase o aluno só consegue aprender nomes e depois esquece. Na segunda, aprende os nomes e até associa com a função, mas depois esquece... Na terceira, aprende os nomes, associa com funções e também com processos mais amplos (sei lá, comprende o funcionamento de um ecossistema, por exemplo)... Mas segundo a autora, essa quarta etapa, exatamente como você falou é quando se atinge a excelencia no ensino de Biologia. Se o aluno está conseguindo levar isso para a própria vida é sinal de que o ensino foi eficaz. Um dos pontos que a autora como fator que impede esse ensino efetivo é a fragmentação no ensino de Biologia (por exemplo, no modelo convencional o aluno aprendia o que era núcleo celular no primeiro ano e depois só via genética no terceiro ano. Dois anos depois o aluno pode até decorar as regrinhas matemáticas da genética, mas muitas vezes sem sequer saber que aqueles processos ocorrem dentro do núcleo celular.

    As CBCs foram elaboradas visando atenuar essa fragmentação do ensino de Biologia, mas não sei se na prática funciona!

    ResponderExcluir