quinta-feira, 28 de abril de 2011

PCNs: Muitas propostas, pouca prática



Os PCNs e CBCs são ferramentas de auxílio aos professores na prática pedagógica e na seleção das competências específicas abordadas na disciplina, ressaltando questões essenciais para o aprendizado de qualidade, como a interdisciplinaridade e contextualização. Este modelo contradiz a visão de muitas pessoas, que os vêem como normas curriculares impositivas. O objetivo destes instrumentos é servir como referências no processo de formação de cidadãos, o que pode ser encarado como inovador, já que afasta de modelo tradicional de ensino, que visa a memorização de conteúdos. Assim, as propostas dos PCNs e CBCs devem ser adaptadas de modo a suprir as especificidades do contexto sócio-cultural em que a escola está inserida. Além disso, a proposição de interdisciplinaridade vem relacionar os conteúdos abordados por diversas disciplinas, facilitando e concretizando o processo de aprendizagem. Um exemplo de como se tratar um conteúdo de forma interdisciplinar é mostrado na figura anexada, na qual podemos visualizar desde as bases químicas das estruturas até a relação do organismo com o meio onde ele está inserido. O modelo interdisciplinar é um desafio para os professores, mas vale a pena dedicar a construí-lo juntamente com outros professores, pois os resultados são motivadores. A relação dos conteúdos facilita o aprendizado, lembrando que é sempre importante considerar os saberes prévios dos alunos para, a partir daí, adicionar novos tijolos na construção do conhecimento. Todas estas concepções dos PCNs e CBCs são admiráveis e exemplares, porém a prática desenvolvida nas escolas difere bastante destes modelos. Ao meu ponto de vista, o cumprimento das propostas seria a solução para aumentar a qualidade da educação brasileira.

2 comentários:

  1. Larissa, achei muito bacana sua postagem. È bem isso mesmo, os PCNs e CBCS são ideologicamente adequados, mas estão longe da prática docente das escolas "da vida real". Será que alguma escola segue esses CBCs e PCNs a risca?

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  2. Na escola que faço estágio, pelo menos com o professor de Biologia que observo dando aulas, não segue e não pratica nenhuma das diretrizes sugeridas pelo PCN. Taí um exemplo!

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