quarta-feira, 27 de abril de 2011

Relações em Redes


Desde antes de nascer já estamos presentes em um mundo que nos fornecerá tudo o que precisamos para viver e para isso é preciso um constante processo de aprendizagem, seja familiar, escolar,cultural.A Biologia como uma disciplina escolar que estuda os fenômenos da vida tem grande valia nesse processo. Devemos primeiro entender que estamos inseridos em um mundo em que tudo esta conectado como se fossem redes e para compreensão dessas redes, é preciso cuidado ao utilizar certas metodologias que freqüentemente observamos em sala de aula. Alguns professores tanto no ensino médio como na Universidade compartimentalizam a matéria em modelos e teorias e apresentam os conteúdos de uma forma tão fragmentada que às vezes parece nem haver conexões.Daí a nescessidade de se pensar em práticas que seriam adequadas a uma construção do conhecimento que visem a percepção dessas redes.

Considerando todas as coisas interagindo em redes, penso que a biologia teria um papel fundamental em evidenciar essas conexões, já que é uma disciplina que abrange vastas áreas. O ensino de biologia deve permear por todas as áreas dessa rede, construindo conhecimentos sobre o próprio individuo e todas as relações que possam existir entre ele e os outros seres, entre ele e o mundo. O PCN, como uma ferramenta de auxílio, trás essa questão:“É objeto de estudo da Biologia o fenômeno vida em toda sua diversidade de manifestações. Esse fenômeno se caracteriza por um conjunto de processos organizados e integrados, no nível de uma célula, de um indivíduo, ou ainda de organismos no seu meio. Um sistema vivo é sempre fruto da interação entre seus elementos constituintes e da interação entre esse mesmo sistema e demais componentes de seu meio.”

Importante tambem questionar o quanto o aluno se interessa pelos temas abordados na escola. O que ainda temos na maioria das salas de aula são apresentações de assuntos descontextualizados que são apenas transmitidos e isso não é nada motivador para o processo de aprender. Para que um conhecimento seja de fato relevante para o aluno, deve-se no mínimo estar contextualizado com algumas situações do cotidiano e pode ser que assim aconteça um estímulo para que haja interesse e o sentimento de que aquilo é ultil para a vida do aluno.

3 comentários:

  1. Carol, gostei muito das suas colocações. A contextualização é essencial para a efetivação do ensino. E se tratando de biologia, não considero difícil despertar o interesse dos estudantes pelos temas abordados na disciplina e relacionar estes conteúdos ao cotidiano dos alunos.

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  2. Bicuda (?)

    Também achei perfeito seu texto. Esse é o grande problema do Ensino de Biologia, a fragmentação do conhecimento. Na minha Biologia Ideal, acho que a metade das aulas deveriam ser fora da sala de aula (claro que na realidade isso é muito complicado), mas por o estudante em contato com o que é estudado é uma forma muito mais válida de efetivar o conhecimento e despertar o interesse! Muitas visitas a laboratórios, museus, reservas ecológicas... Essa seria a Biologia Ideal, que permitiria que o aluno entendesse que tudo funciona em rede, que aquele conteúdo tosco e 2D que ele é obrigado a copiar no quadro, existe na vida real, na própria vida do estudante e de maneiras muito mais interessantes!

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  3. Carol, muito bom seu texto, mostra exatamente a dificuldade em explorar o conteúdo de maneira clara, sucinta e objetiva aos alunos. Temos que nos mobilizar a achar meios em instigar o aluno e abordar o tema de sala de aula com o cotidiano, com isso, os alunos terão muito mais interesse em aprender essa matéria, além de ter vontade de ir à escola estudar e não só encontrar com os 'amiguinhos'.

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