quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fragmentação dos conteúdos??! A interdisciplinariedade é uma forma de ensinar Biologia!


Acredito que ensino de biologia deve ser repassado de forma interdisciplinar e NÃO FRAGMENTADO OU ISOLADO!
Precisamos de uma escola que ligue os fragmentos, formando um todo, ou seja, que o conhecimento seja apreendido pelo aluno de forma contextualizada e valorizando as pontencialidades do mesmo.
Segundo Olga Pombo " a interdisciplinaridade implica,portanto, alguma reorganização do processo de ensino/aprendizagem e supõe um trabalho continuado de cooperação dos professores envolvidos".

3 comentários:

  1. È exatamente assim que a biologia deve ser ensinada aos alunos, de uma forma interdisciplinar e bem contextualizada. Dessa forma, o aluno terá base sólida para formar uma opinião crítica e ao mesmo tempo relacionar a biologia ao próprio cotidiano! Bruna, concordo plenamente com o seu comentário.

    ResponderExcluir
  2. E assim contextualizando este assunto com Ecologia, necessitamos de corredores ecológicos para unirmos estes fragmentos florestais, senão os animais serão prejudicados por não terem alimentos ali, por exemplo.
    A Educação necessita de novas visões e para isso precisamos a colocar a base em prática, que são os PCN's.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Bruna, a fragmentação dos contéudos causa confusão para os alunos, os quais muitas vezes não conseguem relacioná-los. A fragmentação torna os conceitos isolados o que não acontece na realidade, onde sabemos, que, as disciplinas estão intimamente relacionadas. Na verdade o que as difere são os pontos de vista.

    ResponderExcluir