Acredito que ensino de biologia deve ser repassado de forma interdisciplinar e NÃO FRAGMENTADO OU ISOLADO!
Precisamos de uma escola que ligue os fragmentos, formando um todo, ou seja, que o conhecimento seja apreendido pelo aluno de forma contextualizada e valorizando as pontencialidades do mesmo.
Segundo Olga Pombo " a interdisciplinaridade implica,portanto, alguma reorganização do processo de ensino/aprendizagem e supõe um trabalho continuado de cooperação dos professores envolvidos".
È exatamente assim que a biologia deve ser ensinada aos alunos, de uma forma interdisciplinar e bem contextualizada. Dessa forma, o aluno terá base sólida para formar uma opinião crítica e ao mesmo tempo relacionar a biologia ao próprio cotidiano! Bruna, concordo plenamente com o seu comentário.
ResponderExcluirE assim contextualizando este assunto com Ecologia, necessitamos de corredores ecológicos para unirmos estes fragmentos florestais, senão os animais serão prejudicados por não terem alimentos ali, por exemplo.
ResponderExcluirA Educação necessita de novas visões e para isso precisamos a colocar a base em prática, que são os PCN's.
Concordo Bruna, a fragmentação dos contéudos causa confusão para os alunos, os quais muitas vezes não conseguem relacioná-los. A fragmentação torna os conceitos isolados o que não acontece na realidade, onde sabemos, que, as disciplinas estão intimamente relacionadas. Na verdade o que as difere são os pontos de vista.
ResponderExcluir