quinta-feira, 28 de abril de 2011

O ENSINO DE BIOLOGIA E OS PCNS: UM VIÉS ALTERNATIVO!



Uma inovação muito importante introduzida na prática pedagógica do professor é o fato do processo ensino-aprendizagem, a partir dos PCNs, voltar-se para o ensino de habilidades que, por conseqüência, devem gerar o desenvolvimento de uma ou mais c ompetências pelo aluno.

Os PCNs sugerem que as práticas pedagógicas do professor devem estar voltadas para o desenvolvimento de competências através do ensino de habilidades. Para que essas práticas possam ter chances reais de sucesso, o processo ensino- aprendizagem deve aliar-se à interdisciplinaridade e à transversalidade. O PCN de Ciências apresenta propostas para contornar as situações - problema existentes, procurando dar ao professor condições de melhorar sua prática pedagógica.

A idéia é que todas as pessoas envolvidas no processo de ensino de Ciências possam buscar, por meio destas inovações, meios para um ensino de melhor qualidade, contribuindo para a formação dos futuros cidadãos de nosso país, capazes de refletir sobre sua realidade, e de agir para modificá-la, se necessário, não meros reprodutores de uma realidade pré-definida. Dessa forma, é dirigido a educadores que têm como objetivo aprofundar a prática pedagógica de Ciências no ensino fundamental, contribuindo para o planejamento de seu trabalho, para o projeto pedagógico da sua equipe escolar e do sistema de ensino do qual faz parte.

É importante que a proposta dos PCNs seja discutida e compreendida integralmente pelos professores, pois sua efetiva implementação na sala de aula poderá contribuir para uma reorientação nas concepções e práticas de ensino correntes, já que não se trata de mera revisão de conteúdos a ensinar, mas de redimensionar o papel da escola e de seus atores.



2 comentários:

  1. Concordo com Cesinha afinal é msm necessário redimensionar o papel das escolas na efetividade de suas ações bem propostas pelo PCNS..Falta ação efetividade!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Cesinha também, tudo é muito bonito o que está escrito no papel (PCN), mas a prática deve ser feita por nós, educadores, o mais rápido possível! Se somos "transmissores e construtores do conhecimento" devemos eleger e colocar em prática a melhor alternativa de aprendizado para os alunos!

    ResponderExcluir