quarta-feira, 27 de abril de 2011

Subjetividade em primeiro lugar



Bom, "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados por equipes de especialistas ligadas ao Ministério da Educação (MEC), têm por objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou a elaboração da proposta curricular dos Estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino."
Acredito que as instruções oferecidas pelos PCNs compreendem um importante instrumento durante a docência. De forma concisa, eles propõem um ensino mais abrangente e que se aplique corretamente nas mais diversas regiões.
Tais propostas são válidas, pois em todos as regiões, deve-se assegurar que todos recebem um ensino equalizado e que proporcione as mesmas oportunidades para todos. Contudo, esta equalização, deve respeitar as particularidades de cada região, de cada sala de aula.
Antes de tudo, é necessário lembrar que uma fórmula eficaz de ensino em determinado local não será necessariamente válida em outras. Utilizar o conhecimento prévio dos alunos como gancho é fundamental no processo de ensino, pois resgata a identidade local do indivíduo e facilita sua inserção no ambiente em que se encontra.

2 comentários:

  1. Gostei da colocação de Júlio. É importante salientar que o método de ensino e o conteúdo a ser apresentado aos alunos varia de região para região. E não estou falando de diferenças entre o Acre e Santa catarina, e sim de diferenças entre cidade e até mesmo entre bairros.

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  2. O Júlio também falou uma coisa fundamental para ensinar com eficácia: o conhecimento prévio do aluno. Muitos professores, em vez de aproveitarem e melhorarem esses conhecimentos, parecem querer competir e humilhar os alunos, o que do meu ponto de vista é extremamente antididático. (E muito praticado na realidade escolar)

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