Bom, "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados por equipes de especialistas ligadas ao Ministério da Educação (MEC), têm por objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou a elaboração da proposta curricular dos Estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino."
Acredito que as instruções oferecidas pelos PCNs compreendem um importante instrumento durante a docência. De forma concisa, eles propõem um ensino mais abrangente e que se aplique corretamente nas mais diversas regiões.
Tais propostas são válidas, pois em todos as regiões, deve-se assegurar que todos recebem um ensino equalizado e que proporcione as mesmas oportunidades para todos. Contudo, esta equalização, deve respeitar as particularidades de cada região, de cada sala de aula.
Antes de tudo, é necessário lembrar que uma fórmula eficaz de ensino em determinado local não será necessariamente válida em outras. Utilizar o conhecimento prévio dos alunos como gancho é fundamental no processo de ensino, pois resgata a identidade local do indivíduo e facilita sua inserção no ambiente em que se encontra.
Gostei da colocação de Júlio. É importante salientar que o método de ensino e o conteúdo a ser apresentado aos alunos varia de região para região. E não estou falando de diferenças entre o Acre e Santa catarina, e sim de diferenças entre cidade e até mesmo entre bairros.
ResponderExcluirO Júlio também falou uma coisa fundamental para ensinar com eficácia: o conhecimento prévio do aluno. Muitos professores, em vez de aproveitarem e melhorarem esses conhecimentos, parecem querer competir e humilhar os alunos, o que do meu ponto de vista é extremamente antididático. (E muito praticado na realidade escolar)
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