quarta-feira, 27 de abril de 2011

PCNs uma base, mas não uma regra!

Os PCNs são muito importantes na formação de um professor dentro de uma sala de aula, mas temos que visar que o dia-a-dia de aluno professor não será sempre o previsto. Visto que os PCNs são de uma escala nacional, temos que ressaltar que a forma de ensinar e o contexto desse ensino, muda muito de uma cidade e para outra, e mais ainda de um estado para o outro. Cabe ao professor buscar a melhor formar de trocar esse conhecimento com seus alunos, pois a sua realidade também não é a mesma deles, e conhecendo essa realidade ele "contextualizará" o conhecimento científico (de livros didáticos, etc) com a realidade do aluno. Outro ponto de vista seria de que com um parâmetro nacional, pode limitar a autonomia dos estados ou reduzir os esforços que deviam acontecer no sentido de direcionar o apoio e o incentivo à realização de reformas curriculares locais. O professor deve não ser somente um agente passivo do conhecimento, mas um agente ativo! Ativo no ato de aprender com seus alunos e buscar estratégias didáticas que despertem interesse nos alunos, e estes consigam conciliar esse conhecimento, não comente para uma prova (vestibular), mas também para seu dia-a-dia como cidadão.

Um comentário:

  1. Os PCNs devem realmente ser utilizados como uma base para as estratégias didáticas - não uma regra, como citado pelo João Paulo. O professor deve modelar suas aulas de acordo com a realidade de seus alunos, seus objetivos e assim avaliar a melhor forma de aplicas as bases do PCN na sua didática.

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