sexta-feira, 29 de abril de 2011

A velha realidade das escolas




O Minstério da Educação, há tempos, necessitava criar novos conceitos a serem seguidos e aplicados nas escolas. Os PCN's e CBC's atuais enfatizam a necessidade e importância da interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos estudados pelos alunos nas salas de aula. E será que os professores estão preparados para encarar tal situação? Minha resposta é não. Infelizmente, a situação atual nas escolas públicas é outra, os professores ainda não desenvolveram maneiras para que isso tornasse realidade. A adequação das escolas públicas aos PCN's, principalmente os professores de Biologia, requer uma mudança drástica em suas metodologias e didática.




Temos professores de Biologia em escolas públicas com experiências que são passadas para nós estagiários do curso de Licenciatura de Biologia, mostrando a verdadeira realidade nestes recintos de ensino. A minha experiência de estagiária me leva a acreditar que certos professores já perderam a vontade de inovar e despertar o interesse dos alunos, o que dificulta a implantação da interdisciplinaridade e contextualização nas salas de aula. Os conteúdos de Biologia são passados sem serem relacionados um aos outros e com outras disciplinas para os alunos. Eles são vítimas do "velho sistema", e nós como educadores, devemos mudar isso já que temos a base a ser seguida: PCN's e CBC's.




Um comentário:

  1. concordo inteiramente como a Rafaela, pois a maioria dos professores antigos estão presos a metodologias antiga. Vejo isso com um certo comodismo por parte destes pois na época atual em que vivemos,como o crescimento da velocidade da comunicação nos permite acompanhar e elaborar novas metodologias de ensinos e, principalamente, que acompanhe a realidade dos alunos. Antigamente, o professor era considerado bom quando, realizava todas as atividades do livro ou quando reprovava um número número maior de alunos.

    ResponderExcluir