sexta-feira, 29 de abril de 2011

A necessidade de refletir

Com a finalidade de aprofundar as reflexões que temos feito em nossas praticas docentes no ensino secundário, tendo a questão da interdisciplinaridade, tratando da necessidade de uma abordagem histórico-filosofica do conhecimento como uma única maneira de levar os estudantes à completa compreensão do mundo à sua volta, no caso particular do ensino de ciências, este necessita urgentemente ser revitalizado para que possa servir de efetivo de reflexão sobre as sociedades contemporâneas, visto que, num mundo tecno-cientifico conhecer como a ciência se construiu historicamente, bem como quais são seus pressupostos filosóficos, é fundamental para o estudante se tornar um cidadão participativo. O BRASIL possui um ensino secundário entre a formação técnica formação para o trabalho e a generalista (humanista), mas o ensino secundário é um local privilegiado para tentarmos empreender um projeto de formação consistente em que possa servir aos alunos como instrumento para a compreensão da realidade.

A compartimentalização do conhecimento em disciplinas isoladas produz nos estudantes a falsa impressão de que o conhecimento e o próprio mundo são fragmentados, para superar essa compartimentalização, é comum propor-se um trabalho interdisciplinar na escola, a proposta interdisciplinar de ensino pode ser concretizada basicamente em um aspecto, que privilegie a compreensão do processo de produção do conhecimento, pelas diferentes disciplinas, sendo fundamental que os estudantes percebam o conhecimento como uma construção de homens inseridos na historia,

Vivemos em uma sociedade tecno-cientifica onde a ciência ocupa um papel de destaque para as formas de conhecimento, bem como funciona, neste sentido devemos implantar uma pratica interdisciplinar a partir da compreensão dos processos de construção do conhecimento, o objetivo é proporcionar um questionamento que devemos levar ao aluno, de não dar respostas, mas de fazê-los refletir sobre o conhecimento.

2 comentários:

  1. Eu até tendei ler...mas acho que a necessidade de refletir é pequena demais rsrs

    ResponderExcluir
  2. Cara colega Cláudia... Acho que é bom você começar a rever seus conceitos, porque a necessidade de reflexão é algo extremamente importante para os professores que estão se formando atualmente. Temos diversas discussões e textos sobre isso. A reflexão é importantíssima, para que o professor observe as próprias ações e perceba se o seu trabalho está sendo bem feito ou não!

    Edward, muito bom o texto!!!! Acho que a intenção da interdisciplinaridade é essa mesmo, uma espécie de linha que costura a fragmentação do conhecimento (pelo menos em teoria!)
    Muito bom!

    ResponderExcluir