segunda-feira, 25 de abril de 2011

PCNs e CBCs, muito mais que siglas?

Os PCN e CBC são planos de trabalho para o aprendizado de biologia.
O professor é o intermediário entre a teoria dos planos e sua aplicação na sala de aula, o aluno é o receptor e as vezes "cobaia" desse sistema. Digo cobaia não pelo sentido de experiências mirabolantes, visto que esses planos foram elaborados por especialistas da área de educação, baseados em tantas teorias pedagógicas que não seria possível colocadas neste texto...
Vejo uma boa estruturação dos conteúdos biológicos, uma busca pela interpretação dos fatos e sua correlação com o cotidiano dos alunos. Os CBNs procuram formar eixos temáticos dentro da biologia e relacionar com outras disciplinas, a tão sonhada interdisciplinariedade. O que é uma excelente forma de dar sentido ao aluno do estudo de tantas matérias que as vezes se perdem pela falta de relação.
Mas será que os professores vêem esses planos mais do que uma simples sigla? Fica a pergunta...

2 comentários:

  1. Não podemos generalizar, mas alguns professores ou talvez a maioria deles, não estão comprometidos com sua profissão como se esperava que estivessem. Estes, talvez não tomam como base os PCNs e CBNs e muito menos estão preocupados em integrar conteúdos ou ajudar os alunos para uma melhor compreensão de conteúdos e até da vida. Portanto devemos nos esforçar para não sermos um desses "professores" devemos sim entender o que tem por trás dessas siglas tão importantes

    ResponderExcluir
  2. Interdiciplinaridade, tá aí uma coisa bem complexa de se fazer, e o professor precisa conectar os vários conhecimentos para aproximar a biologia dos alunos. Isso aí Gustavo!

    ResponderExcluir