quinta-feira, 19 de maio de 2011

Análise critica de cartilhas educativas

Cartilhas, como apoio pedagógico, podem ser utilizadas com o objetivo de repassar informação. As cartilhas são definidas como materiais que costumam instituir a verdade, trazendo algo que deve ser seguido, o que acaba normatizando alguns conceitos e hábitos, contextualizando os leitores. Abordando várias temáticas, como ecologia, saúde, sexualidade por exemplos, essa ferramenta didática, é muito acessível e muito eficiente em divulgar informação de forma lúdica. A utilização e a confecção, pelos alunos, desse método pedagógico pode transformar a aprendizagem numa atividade atrativa, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico. Acredito que Cartilhas educativas são excelentes ferramentas para a aprendizagem e fixação de conhecimento.

2 comentários:

  1. Oi Jucélia!

    Legal sua colocação sobre cartilhas. Realmente é um material que pode abordar um tema específico e se for bem trabalhado pode ser bastante didática, com boas ilustrações, textos enxutos, historinhas... E se for feita pelos alunos então torna-se um assunto inesquecível.

    Mas na prática será que isso é feito? Será que o grande público tem acesso a isso e ainda será que sabem como cuidar desse material ou só recebem e jogam fora, rasgam...?

    ResponderExcluir
  2. Realmente cartilhas são excelentes ferramentas para uma divulgação de temas importantes. Mas a questão principal é a organização e preparo das cartilhas, se existe falhas concetuais, imagens que não correspondem à realidade ou preconceitos implícitos, essas cartilhas podem contribuir para uma disseminação de falsos conceitos para um público leigo, que por não ter um conhecimento aprofundado do assunto, acredita em todas as informaçõs contidas. Em contrapartida, uma cartilha bem feita, pode conscientizar as pessoas sobre aquele determinado tema. E como o Waldir disse acima, muitas pessoas só recebem o material e jogam fora, mas uma cartilha organizada e bem distribuída, por exemplo, em dias comemorativos podem cumprir seu objetivo.

    ResponderExcluir