domingo, 22 de maio de 2011

O uso de documentários em sala de aula

O uso de documentários, não só no ensino da biologia, é uma ferramenta muito valiosa, uma vez que muitos deles abordam de maneira fidedigna o tema ao qual se propõe. Na área das ciências biológicas tive a oportunidade assistir a muitos. Alguns deles me permitiram conhecer um mundo totalmente novo, uma visão que até então eu não tinha acerca da natureza. Um documentário como a “A MARCHA DOS PINGUINS”, é capaz de emocionar quem o assiste, pois mostra a vida como é de verdade, muito diferente do que imaginamos. Jamais poderíamos imaginar que animais “irracionais” seriam capazes de um ato tão extremo pelas suas proles. No entanto, não podemos nos esquecer que são atos movidos não pelo sentimento, assim como o concebemos, mais sim pelo instinto, pela sobrevivência da espécie. Mesmo assim nos enchemos de piedade.



            Documentários que falem da vida dos animais, da vida dos grandes cientistas, de paisagens em nosso planeta, de fenômenos biológicos, não só podem como devem ser utilizados por nós professores, com a finalidade de complementar o que os livros possam ter abordado de maneira sucinta. Contudo cabe ao professor avaliar previamente o conteúdo destes, para que informações equivocadas não sejam levadas para sala de aula. No entanto o professor pode sim, conscientemente, trazer para a sala alguma informação não verídica para que os alunos sejam levados a pensar sobre tal informação. Mais como podermos ter acesso a estes vídeos? O ideal seria que a escola possuísse uma videoteca, na qual os professores de todas as áreas pudessem recorrem. No entanto nós sabemos que essa não é uma realidade para muitas escolas brasileiras.  Uma sugestão que para mim tem se mostrado muito eficiente são os vídeos do canal TV escola, que também podem ser acessados na página da web (http://tvescola.mec.gov.br). São documentários muito interessantes, os quais sempre que posso os assisto pela televisão. Existe também a possibilidade, já adotada por algumas escolas, de constituir-se sua própria videoteca, a partir, dos vídeos exibidos pelo canal (TV escola) via parabólica, no entanto para tal é necessário que a escola designe um funcionário o qual deverá estar responsável por pela gravação dos mesmos.
            Outro fato importante, e que não podemos nos esquecer é que nossos alunos poderão assistir os documentários exibidos por outras emissoras de televisão, portanto devemos trazer sempre para sala de aula este assunto. Devemos questionar nossos alunos se eles assistiram alguma coisa na TV, sobre qual tema, o que foi dito a respeito de tal assunto, afim que possamos desfazer qualquer equívoco que possa ter sido cometido.  

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