segunda-feira, 23 de maio de 2011

Análise Crítica: Sites com conteúdos que complementam a matéria da sala de aula

Como presenciamos no cotidiano da vida escolar, inúmeros alunos não se interessam por biologia devido ao fato do conteúdo passado ser apenas decoreba pura, uma grande quantidade de nomes, e nada relacionado com o dia-a-dia deles. Muitos assuntos são passados de forma puramente teórica não dando oportunidade para o aluno correlacionar aquilo com outro conhecimento que ele já possua
Estamos discutindo e propondo durante a disciplina diversas formas de trabalhar o conteúdo de uma forma que desperte interesse dos alunos e concomitantemente todo assunto seja trabalhado. As aulas que não sejam apenas baseadas no livro didático, mas dinâmicas e interdisciplinares são essenciais para a formação do aluno que no dia-a-dia está se deparando com os temas da sala de aula, mas não sabem relacionar com o que foi visto em sala de aula.
Um espaço, não formal, são os diversos sites que abordam os conteúdos de uma forma diferente para facilitar a assimilação por parte dos alunos. No site http://pontociencia.org.br, por exemplo, são propostos diversos experimentos de assuntos debatidos em salas de aula. Muitos os próprios alunos podem realizar em casa e verificar os resultados, mas o interessante seria a discussão, assim uma feira de ciências no colégio supriria essa necessidade.
Além dos experimentos que podem ser realizados em sala de aula, no site há uma seção bastante interessante, a série Ciência di Buteco com vários episódios de situações cotidianas onde são debatidos assuntos pertinentes à biologia, em um desses episódios, por exemplo, o tema é gorduras e frituras. É explicado os dois lados da questão e o aluno pode perceber, por exemplo, até que ponto óleos e gorduras fazem mal. É um tema tratado em biologia celular quando falamos de lipídios e muitas vezes a relação disso com nosso cotidiano não está clara.
Fica evidente, que para uma compreensão melhor da biologia é necessário uma mudança de postura, e esses vídeos educativos que mostram situações que consideramos banais mas contém princípios aprendidos em sala demonstra que a biologia é um conteúdo transversal e de extrema importância em nossas vidas e como a compreensão dos mecanismos e fenômenos biológicos é primordial para nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário