terça-feira, 24 de maio de 2011

ANÁLISE CRÍTICA: PASSEIO NO PARQUE.


Uma ida a campo deve ser muito bem planejada e bem executada, pois temos que estar cientes de que estamos retirando nossos alunos da "segurança" da escola. No entanto o uso dessa ferramenta, se assim posso chama-lo, é de grande valia, pois desta maneira podemos mostrar in loco aquilo que ensinamos em sala de aula, seja relacionada  a botânica, a zoologia ou outras áreas.   A escolha do local deverá ser  muito bem avaliada, pois o mesmo não poderá representar perigo para o aluno. O conteúdo  a ser revisado durante a visita, deverá ser passado pelo professor com antecedência. Devemos aproveitar a oportunidade para observarmos as plantas, os animais, e também a interação entre eles. Além disso uma visita a um parque pode representar uma oportunidade única para que os alunos e o professor, possam interagir em um ambiente diferente do que habitual, um ambiente mais descontraído.

4 comentários:

  1. Acho a aula de campo uma coisa fantástica para pra poder tentar construir um conhecimento a partir do contato real com a natureza,não deixando essa construçao acontecer somente em sala de aula, em que os educandos sentam-se um atras do outro e ficam escutando o educador falar.Acho que visitas a campo é uma maneira de incentivar a abstração e a curiosidade fazendo com que a galera fique bem mais interessada em participar da aula.Muito legal essa ferramenta que você analisou!!

    ResponderExcluir
  2. Achei esta proposta de trabalho super interessante. É uma oportunidade dos alunos porem em prática o que aprenderam dentro de sala, despertando a curiosidade pela matéria explicada de uma forma mais livre, que apenas utilizando quadro e livros.

    ResponderExcluir
  3. Acho a proposta muito interativa e concordo com Julio e Anna.A partir do diferente e real o aluno constrói seu próprio conhecimento e não só sobre assuntos relacionados a biologia mas outros, utilizando de certa forma a interdisciplinariedade.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto e com todos os comentários. Acho de suma importância essa abordagem 'ao vivo' dos conhecimentos ensinados em sala de aula. Concordo que, antes de ir ao parque, devem-se ser passados na escola todo o contexto observado para que os alunos vão com a cabeça voltada para as orientações e não se dispersem tanto, pois isso existirá de qualquer forma. Adorei a sugestão.

    ResponderExcluir