sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clonagem & Ética: Uma Crítica ao Filme "A Ilha"


Estamos no ano 2019, onde muito do que imaginamos ser ficção hoje, já é realidade. “A Ilha” aborda um assunto da atualidade: a clonagem de seres humanos. “Até onde é possível ir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir sua sobrevivência? Um clone possui uma alma? Seria ético criar uma vida instantânea para salvar outra?”

O longa gira em torno de Lincon Six Echo (Ewan McGregor), "sobrevivente" de um mundo devastado que vive em uma grande sociedade onde centenas de outros sobreviventes vivem executando tarefas das quais não sabem exatamente a finalidade e que aguardam uma visita a uma ilha paradisíaca que teoricamente, seria o único lugar do mundo a salvo da destruição. Tudo corre bem até o momento em que Lincon começa a questionar a situação em que vive. Todas as suas dúvidas acabam por levá-lo a descobrir toda a verdade: que são clones criados sob encomenda para servir como peça de reposição, caso o original necessite de algum transplante.

Apesar de bastante elaborado, este roteiro saiu da cabeça de uma pessoa. Mas, mesmo sendo ficção, nos leva a refletir: até onde podemos ir para melhorar nosso estilo de vida? E a ética, onde fica?

É verdade que a medicina e as tecnologias salvaram a vida de muitas pessoas, a custo de muitos estudos e de muito tempo de reflexão. Até aí tudo bem. Mas, e quando outras pessoas estão envolvidas? Nesse momento esbarramos em um dos dramas que mais nos aflige: os clones humanos ainda não existem, apesar de esta ser apenas uma questão de tempo. Mas, como nós os trataremos?

Acredito que nossa sociedade não está pronta para lidar com muitos assuntos e a clonagem humana é um deles. É por isso, que em meu ponto de vista, devemos trata-lo com o tempo, sem especulações. Este tema esbarra em muitas questões éticas, as quais, apesar de disseminadas, ainda não foram entendidas por muitos de nós. Não pretendo que deixemos de lado esses assuntos, pelo contrário, acredito em discussões, mas o ambiente ainda deve ser preparado para a introdução desse e outros assuntos, para que assim possamos lidar com maturidade e tomar as melhores decisões nos novos tempos que virão.

Um comentário:

  1. eu adorei o filme e concordo com a critica, este filme nos leva mesmo a reflexão, pois do que a ciência e capaz de fazer para conseguir o que eles dizem de avanço. Ela execer um grande poder na sociedade, estar buscando se engualar a Deus.

    ResponderExcluir