sexta-feira, 13 de maio de 2011

Passeio pelos sites governamentais: o meu olhar e outros olhares

Empreendemos um passeio virtual por dois sites que tratam sobre assuntos relacionados com a área da educação, no que diz respeito a normas e políticas públicas, bem como informações necessárias ao exercício, aperfeiçoamento e esclarecimento da profissão. Os dois sites são: o portal do Ministério da Educação, do MEC, e o portal do Centro de Referência Virtual do Professor.
            De um ponto de vista da estética dos sites visitados, nota-se que o site do MEC aparenta ser mais agradável - até possui ilustrações bem chamativas, com cores vivas, nacionalmente consagradas na bandeira nacional (verde, amarelo, branco e azul); trata-se de um site bem ilustrado e com design moderno, com vários acessos indicados por ilustrações chamativas e letreiros indicativos, ainda que mais presentes na página inicial. Há vídeos informativos sobre assuntos relacionados a educação: isso é um bom recurso.  Embora nas outras páginas visitadas, as ilustrações vão se tornando mais raras, isso não prejudica em nada o conteúdo da informação, bem assinalada através dos ícones de acesso. Nesse site, os acessos e ícones encontram-se bem divididos e bem dispostos, com informações de interesse a professores, estudantes e pais e familiares, dentre outros focos de interesse. Já o segundo site, o do Centro de Referência Virtual do Professor, se figura mais simples, se considerarmos seu estilo e design: possui poucas figuras ilustrativas, que chamam a atenção e auxiliem no esclarecimento e repasse da informação, bem como na facilitação da busca de informação; entretanto, o conteúdo se encontra bem disposto, assinalado por ícones bem definidos, diferenciações na cor da fonte das letras.
            Quanto ao conteúdo, achei bem rico o conteúdo de ambos os sites, ainda crendo que algumas informações não estejam bem especificadas. Contudo, os sites oferecem a possibilidade do visitante entrar em contato e esclarecer suas dúvidas e obter informações. Não experimentei este serviço, mas imagino que devem ter profissionais que eficientemente respondam a estas demandas. Há informações sobre os principais programas governamentais do governo, como o plano Nacional de Educação (PDE), sobre a legislação educacional e a gestão da educação. As notícias listadas como de fundamental importância pelos respectivos organismos institucionais responsáveis pelos sites são oferecidas, sendo exibidas em lugar especial e bem localizado no site, ou seja, um local bem visualizado.
            O passeio a fim de verificar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Proposta Curricular estadual dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) encontram-se facilmente localizados no site.
            Sobre os CBC, as informações encontram-se bem listadas, de acordo com a disciplina de cada ciclo: o fundamental, o fundamental de 6º a 9º ano e o ensino, com todas as disciplinas oferecidas neles artes, ciências, educação física, geografia, história, língua estrangeira, física, língua portuguesa e matemática, além de sociologia e filosofia (para o ensino médio) e o ciclo de alfabetização para o ciclo fundamental. Para cada umas dessa disciplinas encontram-se informações e dados, bem como os conteúdos específicos necessários para o ensino. O que deve o aluno apreender? A importância de cada conteúdo? O que ensinar para cada assunto? Este conteúdo consideramos necessário na medida em que ele fixa parâmetros que permitem ao educador dirigir seu ensino, segundo uma orientação que permite ao aluno apreender o conteúdo. Além disso, há uma uniformalização na educação, o que torna mais democrática a educação: o programa curricular de um aluno no Norte de Minas não se diferenciará, segundo os parâmetros, de um programa de um aluno de Belo Horizonte ou do Sul de Minas. Não quero dizer com isso que haja padronização na maneira como o professor transmita esse saber e realize o ensino: cada um terá a sua técnica e a relação com os alunos e o contexto sócio cultural certamente diferenciará. Contudo, a educação necessita de uma estrutura em que pese estas regras e diretrizes. Eis o que alguém pode pensar quando viaja por estas páginas.
              Acerca do PCN, encontrei um ótimo material: uma introdução a estes parâmetros. Dessa maneira, vemos corroborada a ideia que discutimos anteriromente. Assim, “os parâmetros Curriculares Nacionais, ao reconhecerem a complexidade da prática educativa, buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir, como profissional, o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro”.
            Quanto ao conteúdo de biologia proposto, parece ser ele muito interessante. Ali, preconiza-se o saber informar-se, comunicar, compreender e agir; enfrentar o problema das naturezas; ser capaz de elaborar críticas; e tomar gosto pelo conhecimento. A importância da biologia, eis algo que apreendemos continuamente no meio acadêmico da UFSJ. Eis o que é fundamental nestes tempos de reeducação ambiental. A proposta listada nestes sites é ótima.
            Por fim, terminamos com uma frase deste site que se destaca e que por si só já diz muito: consideramos que a disciplina Biologia, em suas diferentes especialidades e relacionadas às diferentes habilidades, contribui juntamente com as demais no desenvolvimento dos conteúdos, na preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania. O trabalho é um importante contexto para desenvolver conteúdos de Biologia como, por exemplo, a produção de serviços de saúde, especialmente, aqueles relacionados às ocupações nessa área.
            Estes sites figuram-se como fontes de informações e de apoio àquele que procura se embrenhar pelas vias da educação, de um modo geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário