sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nós professores devemos estar atentos ao cotidiano dos nossos alunos para que percebamos maneiras diferentes de interagir com os mesmos e aproveitar o aprendizado extraclasse, complementando-o com dados científicos e, quando possível, criarmos discussões que permitam a reflexão e amadurecimento sobre determinado assunto.

Como exemplo trago uma matéria que foi exibida no Fantástico (http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1601389-15605,00-UMA+EM+CADA+SETE+MULHERES+JA+FEZ+ABORTO+NO+BRASIL+DIZ+PESQUISA.html) que aborda um tema presente na novela PASSIONE.

A reportagem mostra a realidade de mães que viram o aborto como uma alternativa para a gravidez indesejada. O professor pode aproveitar o noticiário para falar da diferença entre embrião e feto, os riscos de um aborto clandestino e os métodos contraceptivos existentes que podem evitar que uma solução drástica como essa venha ser uma alternativa.

A grande vantagem de utilizar temas que estão sendo explorados por novelas e noticiários é que o professor consegue se aproximar muito da realidade do aluno, ele se torna também expectador, e só depois de assistir ele estará apto a discutir. Além disso, estes veículos geralmente trazem o assunto contextualizado e dramatizado em situações que possivelmente são as que seriam enfrentadas pelos alunos.

Sempre que possível fique atento a novelas, desenhos, noticiários e tudo que está vinculado à vida social dos seus alunos. Essa é uma maneira simples de se aproximar do aluno e relacionar a matéria a ser dada com o cotidiano do mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário