sexta-feira, 27 de maio de 2011

Por que criar uma esponja de limpeza, que mora no mar, como desenho animado?



Gosto muito do desenho do Bob esponja, mas que loucura é essa do criador do desenho em inventar um personagem que é amigo de um castor, um siri, uma lula e uma estrela do mar e ainda faz hambúrgueres num bar??? esse cara não entende nadinha de biologia! Era o que eu pensava, no entanto o cara é Biólogo Marinho Stiphen Hillenburg. Bom, o Bob Esponha não prende apenas minha atenção, ele influencia o pensamento de crianças e jovens do mundo inteiro que automaticamente relacionam o conteúdo didático ao desenho. A princípio o desenho até ajuda fazendo com que os alunos se interessem por zoologia, porém... exclarecer a quantidade de erros, segundo o olhar biólogico, que há no desenho é tarefa árdua. Para começar a mensagem passada pelo desenho é extremamente ilusória, já que as esponjas são organismos sésseis e não possuem boca, olhos, nem sistema nervoso, nem órgão nem tecido verdadeiro. Além disso, o próprio formato do corpo parece mais uma espoja sintética, dessas de lavar louças.
Ao meu ver as informações passadas pelo desenho tem pouca utilidade no estudo de biologia, que mais confundem do que exclarecem, eu, como professora jamais levaria tal recurso para sala de aula.

Um comentário:

  1. Concordo com a Mariana a respeito do desenho estar todo de ponta cabeça em que mostra uma siri que é Caranguejo, siri tem o ultimo par de patas modificado em nadadeiras, um lula que é um polvo e possui apenas 6 tentáculos. É um desenho que mostra diversos organismos naturais que vivem em uma comunidade biológica, mas deve-se ter cuidado, pois pode ser um desenho que pode confundir os alunos.

    ResponderExcluir