segunda-feira, 2 de maio de 2011


Galera , ta aí o link para o acesso a "Coleçao Explorando o Ensino" do site do MEC interessante de se 'explorar'.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12314:colecao-explorando-o-ensino&catid=281:colecao-explorando-o-ensino&Itemid=632

2 comentários:

  1. Bem legal essa parte Anna, gostei. Há vários materiais tratando de temas não muito comuns, como por exemplo: astronomia, Astronáutica. Com função de contribuir para a formação de um professor crítico que conhece tanto daquilo que está mais próximo do seu ambiente, mas que também se interessa por aquilo que constrói e constitui o ambiente que constantemente transformamos. E o material é bom, dei uma olhada em um que trata do tema Ciências para o Ensino Fundamental, é um material bem elaborado, com excelentes referências como Bachelard e Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  2. O que eu mais desta parte, foi eles disponibilizarem alternativas de como debater com os alunos as questões propostas neste material. Por exemplo, escolhi da Coleção: Explorando o Ensino de Ciências, neste escolhi um assunto "Conhecer, agir e transformar o ambiente" (página 25) em que constatei assuntos como interdisciplinaridade, conceitos da palavra "meio ambiente", alternativas de como abordar uma poesia (sugerida pelo manual)seja com fantoches ou teatrinho para facilitar o envolvimento dos alunos e compreensão dos mesmos, entre outros tópicos que falam sobre "Meio ambiente aplicado a sala de aula".

    ResponderExcluir