sexta-feira, 27 de maio de 2011

(Análise Crítica) Histórias em Quadrinhos: Uma alternativa ao modelo de Ensino vigente

Assim como essa, as tirinhas de Garfield geralmente retratam fatos absurdos, os quais não poderiam acontecer no mundo real. Apesar de os chinelos não serem seres vivos, na historinha eles apresentam uma característica bem comum aos seres vivos, a capacidade de se reproduzir.

E que tal utilizar esta ferramenta para ensinar conceitos em sala de aula? Acredito que histórias em quadrinhos são um excelente material didático, primeiro por que são acessíveis a maioria dos alunos e segundo, que utilizam uma linguagem acessível para transmitir suas idéias. Além de tudo, não são leituras cansativas e fogem do modelo de material didático tradicional, apresentando assim, um modo novo de ensinar.

O uso de histórias em quadrinhos na sala de aula pode gerar uma série de questionamentos nos alunos, incitando-os a fazer perguntas e a participar, sem que se sintam intimidados, por que afinal, estão tratando de assuntos bem comuns a eles, corriqueiros e bem próximos à sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário