quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sites Governamentais: uma caixinha de surpresas!

No início todos pensamos..."que chato ter que entrar nestes sites governamentais", eu pessoalmente me surpreendi muito com muitas coisas super interessantes que eu encontrei neste "tour" acho que o mesmo que aconteceu comigo se repetiu em meus colegas e aconteceria com os professores que eventualmente freqüentassem tais sites.
O portal do mec http://portal.mec.gov.br/ é muito bonito visualmente, colorido e muito fácil de encontrar o que se busca. Além disso é de extrema importância ressaltar áreas do site construídas especificamente para o estudante, pais e familiares. Outra coisa que vi e nem passava pela minha cabeça que existisse em sites governamentais, como o do mec, é um material didático on line disponível para o professor, incrível! O livro explorando o Ensino Vol6 Biologia, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensbio.pdf, pode ser um bom guia ou uma boa consulta alternativa para os professores.
Porém, a minha maior surpresa foi ao me deparar com o site da Secretaria de Estado de Educação do governo de Minas Gerais https://www.educacao.mg.gov.br/. A página em si é um pouco confusa e com muita informação, os menus têm uma disposição lateral na página e foram programados para exibir as opções em forma de leque, o que eu acredito dificultar o acesso e localização daquilo que é buscado, principalmente se a a pessoa não tiver certa intimidade com sites. Mas em um ícone da página chamado Centro Virtual de Referência do Professor http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=41998&tipo=ob&cp=996633&cb=&n1=&n2=Orienta%E7%F5es%2
me deparei com um amplo acervo de boa qualidade que pode contribuir muito tanto na elaboração dos planos de aula quanto até mesmo na execução destas. Um coisa que me chamou muito a atenção foi a disponibilidade de uma grande quantidade de vídeos relacionados a diversos conteúdos de ciências e biologia em um espaço denominado "Biblioteca Virtual" http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=101131&tipo=tx&cp=003366&cb=&n2=Biblioteca%20Virtual&n3=V%EDdeos&n33=Ci%EAncias%20do%20Ensino%20M%E9dio&b=s
onde o professor encontra diversas orientações de como ensinar tal tópico , porque ensinar, como avaliar, as condições para ensinar diversos conteúdos subdivididos em tópicos do ensino fundamental e médio, além disso o professor encontra também um bibliografia sugerida. Toda esta orientação pedagógica, além de disponibilizada em exibição on line também pode ser salva em pdf,o que facilita a construção de um acervo por parte do professor.
Realizei a análise de uma orientação pedagógica relacionada ao conteúdo de fotossíntese destinado ao ensino médio, achei o texto bastante explicativo e percebi um grande esforço em interrelacionar o conteúdo a outros, além disso as sugestões de atividades práticas são muito boas e recursos audiovisuais complementares ao conteúdo estão sempre presentes.
Enfim, ficaria horas aqui falando de tudo de interessante que eu encontrei, só sei que me surpreendi MUITO e a partir de agora, como professora, vou me tornar definitivamente mais presente nos sites governamentais, principalmente no da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais! Usem os links...são muito bons!

3 comentários:

  1. O livro explorando o Ensino Vol6 Biologia,é realmente bom..Em cada inicio de conteúdo começa com frase interrogativa ..instiga o pensamento questionador do aluno isso é muito importante!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a visita aos sites governamentais foi muitos produtivas. Também me surpreendi pela quantidade de material disponível. Como professores devemos sempre aproveitar os recursos fornecidos. Finalmente uma motivação para os professores!

    ResponderExcluir
  3. Finalmente um estímulo para nós, professores! Realmente esses sites motivam as práticas pedagógicas e seu uso facilita a aprendizagem dos alunos. É necessário divulgação destes sites nas escolas para que os professores aproveitem as vantagens oferecidas.

    ResponderExcluir