sexta-feira, 13 de maio de 2011

Documentários !


Retomando a questão da utilização de filmes como ferramentas didáticas, há um documentário brasileiro de 1998, produzido por Marcelo Masagão chamado “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, é uma retrospectiva do século XX, mostra todo o período de industrialização, a chegada da modernidade e o grande paradoxo da violência, a constituição de uma nova sociedade, com novos valores, retratando também as grandes influências do pensamento, é uma leitura cinematográfica do livro Era dos extremos de Eric J. Hobsbawm, o documentário possui uma fotografia muito bonita, assim como a trilha sonora, enfim, uma excelente obra de arte.

Uma parte no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=Lwl_CdjW3sw

(quem se interessar eu tenho ele todo!)

E outra coisa, queria dividir esse vídeo com vocês, fala um pouco sobre a questão das drogas e a forma de como elas estão inseridas e participam do processo de construção da sociedade desde os tempos mais remotos. A entrevistada é a Professora Gilberta Acselrad, socióloga e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O link: http://www.youtube.com/watch?v=vVVgsqzEh-E

Um comentário:

  1. Bem lembrado Helena, se fosse fazer um híbrido desses dois conteúdos, a educação, o amor e a humildade seriam nítidos como produto final. Nesta entrevista, chega a ser divertido ver que a repórter não está aberta a construir uma nova concepção sobre o tema, sendo essa abertura, a um fator crucial para o aprendizado.

    ResponderExcluir