quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ensino de Ciências em Ambientes Naturais

Pode-se notar-se um grande avanço no caso particular do ensino de Ciências Naturais sobre o papel de interesses e motivaçoes, dos sentimentos e das emoções para a aprendizagem dos conteúdos. Essa tendencia de aliar os aspectos educacionais e afetivos, leva a uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento cientifico como fruto do raciocíonio lógico e também dos valores construídos durante a formação escolar.

Neste sentido, as aulas de Ciências e Biologia desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem crainças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento. No entanto, a maioria das pesquisas voltadas à analise do trabalho de campo em um ambiente natural tem por objetivo avaliar as atividades de educação ambiental promovem mudanças de valores e posturas em relação à natureza.

Por exemplo, a eficacia do uso de trilhas interpretativas em unidades de conservação nas questões referentes especificamente à educação ambiental para os ensinos médio e fundamental. A importancia das unidades de conservação e dos ecossistemas terrestres brasileiros para as atividades de educação ambiental e na percepção dos alunos em relação a estes ambientes, independentes da disciplina escolar ser Ciências.

Apesar de ser indiscutivel que os problemas ambientais devam estar entre os assuntos prioritarios na sociedade moderna e que as aulas de campo são um instrumento eficiente para o estabelecimento de uma nova perspectiva na relação entre o homem e a natureza, o que se procura nesta pesquisa é uma outra abordagem para as atividades educativas em ambientes naturais, o desenvolvimento das aulas de Ciências como uma metodologia que auxilie na aprendizagem dos conhecimentos cientificos, principalmente aqueles à ecologia.

O pressuposto aqui é que. Se o aluno aprender sobre a dinamica dos ecossitemas, ele estará mais apto a decidir sobre os problemas ambientais e sociais de sua realidade quando for solicitado, só cuidamos, respeitamos e preservamos aquilo que conhecemos e que a ignorância traz uma visão distorcida da realidade.

As contribuições da aula de campo de Ciências e Biologia em um ambiente natural podem ser positivas na aprendizagem dos conceitos à medida que são um estimulo para os professores, que vêem uma possibilidade de inovação para seus trabalhos e assim se empenham mais na orientação dos alunos. Para os alunos é importante que o professor conheça bem o ambiente a ser visitado e que este ambiente seja limitado, no sentido espacial e fisico, de forma a atender os objetivos da aula.

Escola Ecológica e Bilíngue Bom Jesus Aldeia

Primeira instituição a receber a denominação "Escola Ecológica" da Secretaria de Educação, o Bom Jesus Aldeia oferece aos alunos a oportunidade de uma vivência plena e harmoniosa com o meio ambiente.

A Escola Ecológica e Bilíngue Bom Jesus Aldeia foi fundada em 1981 pelo Frei João Crisóstomo (1915-2002), com a proposta de oferecer aos alunos a oportunidade de uma vivência plena com o meio ambiente.

Situado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o Colégio ocupa uma área de 100 hectares de puro verde e foi o primeiro a receber a denominação de “Escola Ecológica” pela Secretaria de Educação.

Lecionada em português e em inglês, a Educação Ambiental faz parte do rol de disciplinas ofertadas pela Unidade, promovendo diversos projetos inspirados na fauna e na flora local. Esse trabalho de formação e de informação realizado em harmonia com a natureza permite que os alunos reconheçam diariamente a importância da preservação da biodiversidade e da responsabilidade socioambiental.

Para complementar e enriquecer a proposta da Educação Ambiental, além de todos os ambientes naturais que proporcionam inúmeras descobertas, o Bom Jesus Aldeia conta ainda com uma fazendinha pedagógica e com um Laboratório de Pesquisas Ambientais (LAPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário