quinta-feira, 26 de maio de 2011


Análise crítica: livro literário como fonte de
complemento

Se você acha que tem estômago para aguentar o lado nojento da ciência, leia sobre o bisturi fatiando o corpo humano. Teste as teorias sobre o poder do cérebro, descubra os segredos de estranhos cientistas e aprenda a diagnosticar doenças fatais. Com fichas técnicas assustadoras, enigmas intrigantes, testes para professores e desenhos malucos, Sangue Ossos e
Pedacinhos está transbordando de informações.
A Ciência nunca foi tão horrível!



Assim descreve a sinopse do livro que eu decidi analisar: "Sangue, Ossos e Pedacinhos" escrito por Nick Arnold. Vocês podem estar se perguntando o porque da minha escolha em analisar este livro, e eu respondo que apesar de te-lo lido na sétima série (bastante tempo...) ainda me lembro das curiosidades e exemplos em que encontrei nele, outro ponto a favor foram as coisas que aprendi sobre o corpo humano, muitas vezes difíceis de se entender em um outro livro didático, ficaram claras com as palavras deste livro. Além do que, a leitura é fácil e é uma boa fonte de entretenimento.

Poucas pessoas conhecem este livro, porém as pessoas que por ventura lerem a sinopse ficaram intrigadas com tal mistério que ela propõe. Desta forma, o nosso aluno que se interessa por leitura, pode ser uma destas pessoas a se aventurar nas páginas deste livro.
A história é muito interessante; traz a ciência como algo "horrível", pois viaja dentro do corpo humano descrevendo suas partes e funções de órgãos e sempre mostrando ao leitor curiosidade sobre o nosso corpo. Ele confirma ou desmistifica alguns mitos que todos nós aprendemos e temos curiosidade se saber.
Além das explicações, o livro ainda possui testes para o leitor fazer, por exemplo testando o poder do cérebro. Em várias situações, além de apresentar a matéria de anatomia, faz uma ligação entre esta e o cotidiano o que pode facilitar muito a compreensão do aluno. Porém não é só as curiosidades e testes que chamam a atenção de quem está lendo, mas também a parte cômica inserida nas figuras, que por sinal são ótimas charges e muito chamativas apesar de estarem em preto e branco. A capa é muito colorida e desperta curiosidade logo de início, além disso já traz um exemplo das charges com humor.


A linguagem do livro atende a um público mais jovem, pois não usa termos técnicos que sejam de difícil compreensão. Apesar de estar mais direcionado pro ensino fundamental, ele pode ser, sem dúvidas, utilizado por nós professores para ministrarmos aulas no ensino médio, por isso aconselho a todos os meus colegas que tentem ler este livro, pois além das informações contidas nele, é uma ótima forma de entretenimento. Assim, podemos usar vários exemplos que o livro nos traz para tratar em sala de aula.

Bom divertimento a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário