domingo, 29 de maio de 2011

Crise ambiental, questões evolutivas e humor de uma cor qualquer


Hoje as tirinhas são mais populares do que quando veiculada em meios físicos (jornais, revistas e outros impressos). Sua linguagem é rápida, descontraída e, na maioria das vezes, de fácil assimilação por condizer com a realidade de seu público, dessa forma possibilita também a abordagem contextualizada de vários conteúdos.
Um fenômeno da internet, conhecido como Um Sábado Qualquer, é um blog de tirinhas que apresenta temas como meio ambiente e evolução, dentre outros temas não relacionados às ciências. Eis a descrição sobre o blog que se encontra em algumas redes sociais:

“Um sábado qualquer é um blog de tirinhas criadas por Carlos Ruas Bon.
Através de um humor light, o autor explora o lado cômico da existência, a partir do exato momento em que Deus, experimenta “criar o mundo”. As situações se complicam cada vez mais com o surgimento de Adão, Eva, Caim, o Papa, Freud, Darwin e muitos outros… (...)”*

Segundo pesquisas**, as redes sociais se tornaram o conteúdo mais visitado da internet, superando em número de acessos os sites de conteúdo pornográfico. A análise do conteúdo deste blog, para construção de conhecimentos sobre ciência se dá pela sua popularidade nestas redes sociais: No Orkut há aproximadamente 9.220 participantes de uma comunidade sobre o blog, e a perfil de Carlos Ruas, no twitter conta com aproximadamente 30 mil seguidores.

Obviamente, devemos lembrar que o objetivo das tirinhas de Um sábado qualquer é de promover momentos de descontração, e não ensinar ciência. No entanto o aprendizado acontece pelo simples fato de estar sendo abordado o tema, de uma forma verídica, ou não. As tirinhas podem promover um pensamento crítico ou funcionarem como um elemento motivador para instigar a curiosidade do leitor, pois, para a compreensão de algumas tirinhas deste blog é necessário certo grau de conhecimento sobre o assunto abordado. Mas também pode corroborar com a deturpação de um saber, como o exemplo dos conceitos sobre evolução, que parecem ser de fácil assimilação e na verdade são mal compreendidos pela população em geral. A parte que aborda sobre o crise ambiental e consumismo, por exemplo, pode ser visto como uma abordagem humorada e crítica, podendo colaborar na construção de uma educação ambiental mais consciente nos leitores do blog.


Este Blog também é uma ótima opção como material didático para professores que seguem as orientações dos currículos escolares atuais.



  *Descrição presente no Facebook e na comunidade no Orkut:
    Perfil de Carlos Ruas no Twitter: 
    Endereço do blog Um sábado qualquer:



2 comentários:

  1. Mael, eu acompanho diariamente o blog do Ruas, e posso dizer que suas idéias sao muito boas, ele só peca quando não tem idéias e posta tirinhas totalmente sem graça e sem conteúdo, o que vem acontecendo freqüentemente... deve se ressaltar também uma pegada ateísta no blog, o que poderia ser muito agressivo para alguns leitores né?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Boto fé demais em tirinhas como forma de despertar pensamentos crítico, ainda mais tirinhas que utilizam das ironias.O problema é saber como lidar com isso.Igual, não sei se tirinhas ateístas poderiam por si só serem agressivas, o problema é como é apresentado pra gente certas coisas,bem manipuladamente, como sendo verdades inquestionáveis (por isso fica parecendo que algo esta errado e pode ferir alguém).

    Considero tirinhas em alguns momentos, ótimos elementos pra tratar de aspectos da realidade de uma forma descontraída e ao mesmo tempo tensa, quando se desenvolve pensamentos críticos e sociais a cerca do tema apresentado.

    ResponderExcluir