sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pelos sites !


Depois de uma navegada pelos sites governamentais, o que espero é que pelo o menos uma pequena parte de tudo que é proposto esteja acontecendo, que materiais como os de formação de professores realmente estejam disponível para os mesmos (tenho minhas dúvidas!), tomara que nosso governo esteja desenvolvendo realmente sua função social. Achei essa parte bem intrigante:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247&ativo=285&Itemid=277

É uma espécie de formulário para os pais saberem se os filhos estão sendo bem atendidos pela educação, há várias questões como proteção, retirada de lixo, aprendizado. É ótimo que o governo se preocupe com as relações familiares, porque a educação é um processo continuado que acontece tanto em espaços como escolas, mas acontece também em casa, nas ruas, nas brincadeiras. O estranho é que nem sempre o governo fomenta e contribui para a formação familiar, obrigando por exemplos que crianças e jovens tenham que trabalhar ao invés de ir para escolas. Dessa forma o site cumpre sua função de estampar a questão da educação e a questão como algo bem bonito, demonstrando todos os projetos e grandes idéias educacionais do governo e dos órgãos que são responsáveis por esse assunto, mas não há uma discussão de políticas públicas, não há espaço para saber quais as crianças e jovens que são atendidos por essa forma de educação, e não há uma simples questão: por que existem algumas pessoas que tem acesso à educação e outras não?

Além disso, me chamou atenção uma outra parte do site, a que trata da questão dos movimentos sociais, na página do governo esses são retratados como importantes e como parte da mobilização social. Gostaria de entender então, por que quando se trata de grandes projetos como Belo Monte, alteração do Código Florestal, Laranjas Cutrale o governo simplesmente se recusa a escutar esses movimentos e opta em destruir sua população como no caso da criação da hidrelétrica de Sobradinho que colocou quatro cidades e a cultura de um povo de baixo d´água ?

http://mse.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=83&Itemid=97

Para dividir com vocês:

A Carne

Composição : Seu Jorge, Marcelo Yuca E Wilson Capellette

A carne mais barata do mercado é a carne negra

Que vai de graça pro presídio
E para debaixo de plástico
Que vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos

A carne mais barata do mercado é a carne negra (5x)

Que fez e faz história
Segurando esse país no braço
O cabra aqui não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador é lento
Mas muito bem intencionado
E esse país
Vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado

Mas mesmo assim
Ainda guardo o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
Brigar bravamente por respeito
Brigar por justiça e por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar

A carne mais barata do mercado é a carne negra

2 comentários:

  1. helena, o que vc falou é realmente o que acontece e essa musica ja diz tudo!

    ResponderExcluir
  2. O social realmente é algo indissociável da educação, quem não sente isso, é porque ainda está em uma posição confortável, ou falta lhe uma empatia humanizada, entre outros motivos. Na minha perspectiva, este site até tem uma série de materiais, mas...os professores de escola pública realmente o acessam? Há incentivo para que isso aconteça?

    ResponderExcluir