quinta-feira, 19 de maio de 2011

A "Net" e o ensino de biologia, uma análise crítica.


Fazendo uma ligação entre a nossa discussão anterior sobre o passeio nos sites governamentais e a proposta de analisarmos criticamente meios de entretenimento como ferramentas no ensino de biologia, achei muito plausível falar sobre o uso da internet. A internet é um dos, senão o maior, veículo de informação atual e é muitas vezes esquecida pelo professor como meio de proporcionar aprendizado mais dinâmico, e não somente pesquisas, e pelo aluno que só consegue enxergar a internet como um meio de diversão, diga-se de passagem, muitas vezes fútil. Devido a uma questão histórica, econômica principalmente e social a internet não é utilizada como meio de formar e construir saberes. Muitas vezes os professores não estão preparados com conhecimentos de informática suficientes para auxiliar os alunos. Vivemos em um país, em que muitos professores saem das universidades sem saber como fazer uma busca de artigos em periódicos on lines. Outro ponto, existe a carência das nossas escolas em dar suporte para o uso da internet, as escolas que possuem laboratório de informática estes encontram-se sucateados e quase sempre sem acesso a internet.
Porém, apesar de todas as dificuldades na vivência acadêmica, cumprindo atividades on line propostas por meus professores, eu aluna egressa de uma escola pública no qual não havia utilização da internet pude entender e modificar a minha visão anterior (negativa) sobre o recurso da internet na produção e geração de conhecimentos. A internet como recurso de ensino e quando seu uso é bem orientado se torna uma fonte inesgotável de conhecimentos diversificados de boa qualidade. No ensino de biologia muitas vezes nos deparamos com perguntas do tipo: "Para que eu vou usar isso?", " Onde fica?", "Como é que isso acontece?" etc (poderia citar inúmeras perguntas dese tipo), assim a internet pode se tornar uma janela para que os alunos, muitas vezes muito restritos a sala de aula, possam contemplar, entender, ver e conseqüentemente assimilar os conteúdos diversos de biologia. Os sites de vídeo, os grupos, os blogs e as redes sociais tão comuns para o universo do aluno, quando utilizadas para formar conhecimento aproxima o conteúdo ensinado e a matéria da vivência pessoal deles, o que desperta interesse ou no mínimo curiosidade. Além de tudo isso a internet configura-se como um veículo de comunicação e interatividade muito rápido entre tudo que acontece no mundo, o aluno e o professor.
Enfim, a internet pode oferecer muito aprendizado e troca de saberes para alunos e professores o segredo para isso são atividades bem orientadas, professores atualizados e escolas preparadas para evoluírem com seus alunos e com o mundo!

Existem sites excelentes que podem ajudar o professor em mais esta batalha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário