segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cientistas ou Apresentadores?

Bom, gosto muito de assistir documentários, e tenho certeza que a maioria aqui compartilha dessa idéia. O legal de documentários é que o próprio cientista ou pesquisador, participa ativamente deste, seja expondo seu trabalho ou analisando fenômenos recorrentes na natureza. O que torna uma problema nos documentários, é quando o cientista perde um pouco de seu perfil e começa a se tornar apresentador do tema. Isso ocorre devido ao fato do programa se tornar um sucesso e consequentemente ser modificado para atingir mais público, deixando de lado a qualidade para o público alvo anterior e visando a quantidade de pessoas que assistirão o programa. Outra coisa muito implicante é a tradução de certos documentários, no fantástico ocorre isso frequentemente, onde a tradução do documentario original, fica simplismente horrivel e patética, não somente a tradução em si, mas também a linguagem utilizada pelo narrador. No mais temos empresas que produzem documentários fascinantes, e acho que a BBC representa totalmente um exemplo de qualidade e excelência.

Um comentário:

  1. A relação entre cientista e apresentador, é algo que coloca os dois lados num mesmo trabalho. Documentários são exemplos desde tipo trabalho jornalístico-científico, como os da BBC,onde os apresentadores são às vezes os cientistas.
    Esses trabalhos têm o objetivo de divulgação científica em massa,o que ao meu ver é uma boa forma de democratizar o acesso a ciência. Mas como citado pelo João Paulo, temos que ter uma visão crítica em relação ao que é apresentado pela televisão.

    ResponderExcluir