segunda-feira, 23 de maio de 2011

Análise do Jornal Bom Dia Brasil




O jornal Bom Dia Brasil passa diariamente as 7 e meia da manha e me interessei em analisar algumas de suas notícias por ser um veículo de comunicação de massa que passa na Rede Globo, um canal assistido por muita gente.O Jornal em si, é uma ferramenta formadora de opiniões que tendenciam a padrões comportamentais que seguem a lógica dos valores e conceitos da sociedade atual, o que não permite as pessoas uma análise mais crítica que realmente contribua para a formação do cidadão pensador e crítico.
Ao analisar algumas notícias, perecebo que a linguagem é de facil entendimento para a maioria das pessoas que compoem as diversas faixas etárias.

Na edição que analisei, a do dia 23 de maio, notícias abordavam bem superficialmente aspectos que se referem a biologia.Duas delas me chamaram mais atenção:
“Crime no Amazonas: polícia flagra grupo atacando botos no Rio Negro” e “Mais de cem param no hospital após vazamento de cloro em Maceió”.
Ambas noticias trazem informaçoes de cunho biológico porém não muito aprofundado, só de caráter informativo imediato.
A notícia do crime ambiental, da matança dos botos, traz a informações de que matar esses animais é crime e que na Amazonas pesquisa afirmam que houve uma diminuição de 10% da população de botos da região.Os pescadores estavam atacando os botos somente para obter carne para servir de isca para a pesca de outros peixes, e o grupo que fez isso foi encaminhado para delegacia especializadas em crimes ambientais . Numa perspectiva biológica,visto que os botos estão numa situação crítica em perigo de extinção, a notícia poderiam ter aprofundado um pouco mais, falando sobre alguns hábitos do animal e toda a sua relação com o ambiente em que vivem.Então penso que como essa notícia foi dada, de um jeito rápido pra falar de uma coisa tão importante, não foi de uma forma que fizessem as pessoas e principalmente os estudantes que em algum momento estudam isso, refletir a importancia que esses animais possuem, deixando somente marcado o caráter mercadologico do animal.



Na notícia do vazamento de cloro, relata que uma nuvem tóxica saiu de uma fábrica e atingiu as comunidades vizinhas e os moradores começarem a sentir os sintomas de intoxicação . Vejo uma deficiencia ainda maior nesta notícia que nem tratou sobre quais efeitos essa tragédia poderia interferir no ambiente e isso ainda poderia trazer mais problemas para a populçao a longo prazo. O foco da notícia foi os efeitos que esse gás causou na comunidade, ignorando totalmente que essa comunidade vive em uma ambiente que também é compartilhado por outros seres vivos. Não fala quase nada sobre a fábrica e as responsabilidades dela ao produzir coisas tóxicas, o que nos leva a perceber que realmente as informações são passadas de uma forma a favor da lógica do mercado , passivamente sem que desperte um olhar crítico por parte dos telespectadores.

Então, perecebo que o jornal como espaço formador de cidadãos é totalmente manipulador e instiga as pessoas pensarem todas da mesma forma sem questionar, aceitando tudo passivamente.As informações relacionadas a biologia nessas notícias estão muito carentes de informações que considero essencias para que o individuo tome aquilo como uma coisa que seja importante , significativa e que o faça sentir parte da natureza o deixando pronto para poder interceder em situções como estas.

As notícias estão disponiveis no site do Jornal Bom Dia Brasil:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/crime-no-amazonas-policia-flagra-grupo-atacando-botos-no-rio-negro.html

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/05/mais-de-cem-param-no-hospital-apos-vazamento-de-cloro-em-maceio.html


“Através do material que observa, o observador é continuamente colocado, sem o saber, na situação de absorver ordens, indicações, proibições.”

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fran!! foi eu quem fiz!!

    adorei seu comentario! com pactuo plenamente com seu sentimento em relação ao uso do jornal, temos mesmo que analisar criticamente o seu uso,para não comprometermos a possível construção do conhecimentos educando ao somente transmitir a informação!

    ResponderExcluir
  3. Anna adorei todas as suas colocações sobre o jornal Bom Dia Brasil.As vezes assisto tal tele jornal e acompanhei a edição analisada por você. Realmente a notícia é passada de forma extremamente superficial e no momento em que assisti a reportagem sobre o vazamento de cloro me deparei com o mesmo questionamento seu: Mas e o impacto ambiental? Ninguém vai falar nada sobre isso?, quanto a reportagem da Amazônia acredito que foi uma abordagem pouco útil do ponto de vista biológico,como você mesmo disse. Mas não se assuste pois,este tipo de apelo ambiental vem se tornando comum na programação da Rede Globo desde que começou a ser exibido o "ABC da Amazônia" um minuto de reportagens totalmente superficiais e que não fornecem material suficiente para que os telespectadores possam compreender de fato o que é transmitido.
    Quando li sua análise sobre o jornal Bom Dia Brasil me surpreendi pois através dela consegui enxergar e dar voz as minhas próprias sensações de que faltava sempre alguma coisa, porém acredito que me colocava de maneira tão condicionada e submissa como espectadora que as impressões surgiam como uma ideia vaga e pequena que logo eram esquecidas.
    Acredito que o jornalismo pode ser uma boa fonte de notícias introdutórias aos conteúdos e devem ser utilizadas como ferramenta de ensino porém cabe ao professor ter uma visão bastante crítica, como a da Anna,sobre o assunto abordado.

    ResponderExcluir
  4. Anna,de onde eu tirei que foi o Mael que postou este comentário???Desculpa,tá? Isto são coisas do meu cérebro burrinho as vezes entra em colapso...rsrsrs. Mas parabéns pelo post,eu adorei!

    ResponderExcluir