segunda-feira, 9 de maio de 2011

Busca pelo Conhecimento... Sites Governamentais.


Como fonte alternativa para busca de informações e atualizações sobre o ensino, os sites do Ministério da Educação (Mec) e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (seemg) são fontes imprescindíveis, pela sua rica maneira de atualizar o profissional do ensino e também aos demais interessados, como pais de alunos e os próprios alunos. Possui uma organização que permite que o internalta localize facilmente o conteúdo de interesse.
No site da SEEMG (http://crv.educacao.mg.gov.br) em específico, procura-se abordar uma visão mais direcionada ao educador que planeja se adequar às novas propostas pedagógicas, e diante disso encontra diversas dificuldades em por em prática. Com isso o site coloca diversas formas de abordagens.
O site do MEC (http://portal.mec.gov.br/) já se posiciona mais abertamente à todo tipo de público de modo que qualquer um que se mostre interessado a pesquisar, consegue mais proveitosos resultados.
Um rico artigo que podemos encontrar em um dos sites é: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA:um meio de construir escolas para todos no século XXI (http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf).
Este artigo aborda todo o processo histórico que a educação inclusiva vem construindo, mostra alguns conselhos que se reúnem e discutem a importância de que a educação seja levada a todos, independente da deficiência que o aluno possa apresentar. Garantir esse direito a todos é mais que um dever, é algo vai além da necessidade de cada um.
Além dos benefícios dos direitos à educação, todos os alunos crescerão aprendendo a lição mais importante do programa de inclusão para a vida, convivência, como é dito no artigo "Essa educação requer, sem dúvida, o desenvolvimento da compreensão ante o outro, e a percepção
de formas de interdependência, respeitando os valores do pluralismo, a compreensão mútua e a paz."
Aborda também da necessidade da adaptação tanto dos locais de trabalho, no caso a escola, quanto dos profissionais do ensino às necessidades de cada aluno. Para que este local se torne para todos um local mais aconchegante.
Enfim, a educação inclusiva, tentar garantir que o direito de cidadania seja levada a todos independente das particularidades de cada aluno.

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