sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Avatar é aqui (...)"


O filme Avatar, produzido em 2009 dirigido por James Cameron foi uma explosão no mundo do cinema. Ficou ainda mais famoso pelo lançamento em 3D nas telonas! O idioma na’vi que é a língua dos nativos foi uma criação única para o filme e demorou cerca de 4 anos para ficar pronto.

A história trata de um conflito no ano de 2154, quando humanos chegam até Pandora, que é uma das luas de Polifemo e utilizam do desenvolvimento tecnológico e capacidade de exploração para extrair recursos de Pandora.. Porém os habitantes desse lugar possuíam outras concepções e relações com o ambiente. Os nativos chamados de Na'Vi, eram muito altos com cerca de 3 metros e tinham uma cauda, e a característica marcante desse povo é que possuíam um tipo de ligação com a natureza não muito comum ao nosso modelo de sociedade, os nativos interagiam de forma profunda com os componentes naturais, estabelecendo elos entre todas as partes da natureza. Para se infiltrarem em Pandora os pesquisadores humanos criam o Programa Avatar, híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. A chegada do homem em busca de acumulação das riquezas do lugar transforma completamente a vida dos Na´vi, já que os humanos não entendiam e nem procuravam entender a cultura de veneração e integração à natureza.

Avatar é uma excelente ferramenta para o ensino de ciências. Busca contemplar aquilo que às vezes parece muito esquecido pela nossa sociedade, que é a nossa integração, (ou talvez a falta desta) com a natureza. O filme apresenta de uma maneira bonita a integração de um povo ao seu ambiente, a valorização e a importância de cada organismo para a constituição de um todo equilibrado. Além disso, o filme retrata a exploração de uma outra espécie, como comumente acontece hoje, podemos pensar também na exploração da mesma espécie retratando a questão do índio, do negro, dos mexicanos nos EUA, por exemplo.

Possui um conteúdo completamente ecológico, representando a importância e eficácia de sistemas cíclicos.

Se formos pensar mais um pouquinho sobre o filme, há “Pandoras” por todos os lados, os ambientes e as pessoas estão sendo explorados e destruídos em um processo de acumulação de capital avassalador.

“Avatar é aqui (...)”

4 comentários:

  1. Achei interessante esse paralelo que você criou entre a destruição do mundo e das pessoas para a obtenção do lucro. Apesar de Avatar ser uma ficção, nos faz lembrar de dramas bem reais, como o tráfico de animais, a eutrofização de rios, a extinção de espécies e derrubada de matas, tudo isso por um "bem maior", o dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a análise da Helena, é verdade muitas vezes esquecemos que, como os avatares também fazemos parte e integramos o a natureza. O homem se supervaloriza e cria essa distância da natureza. Muito bom, despertar os alunos para essas questoes e o papel de cada um no ambiente.

    Mari Rabelo

    ResponderExcluir
  3. Avatar é um ótimo filme para passar para alunos pois mostra diversos pontos de vista a respeito de varios temas, como clonagem, modificação genética, exploração de recursos naturais, respeito a culturas diferentes, onde o ser humano pensa estar no centro do universo, tendo direito a tudo sem prestar a mínima atenção ao que os outro pensam e acreditam.

    ResponderExcluir
  4. Os filmes de ficção tem o poder de prender a atenção de muitos de uma forma incrível (e invejável por nós, professores!). Isso é, pra mim, uma das grandes vantagens... você passa o filme e tem a certeza que a maioria ali está atenta e interessada, o que vai garantir uma discussão muito mais rica ao final da atividade!

    ResponderExcluir