domingo, 22 de maio de 2011

Análise crítica de reportagem "Cai do céu, mas pode faltar"


A reportagem "Caiu do céu mas não pode faltar" retirada da Revista Veja é bastante importante já que desperdício de água mostra ainda crescente. Neste sentido o texto demonstra um paradoxo e valores percentuais sobre a água disponível no planeta. Neste ponto considerei essencial, pois mostra imagens como essa ao lado (Seca na Índia) que evidenciam ainda as conseqüências da falta de água. E isto é muito impactante e satisfatório,uma vez que a Veja é umas revistas de maior circulação Nacional. Além disso é interessante considerar que o texto baseado em argumentos concisos evidencia como ação humana interfere de forma decisiva na renovação dos recursos naturais que no caso é água. Assim, segundo o texto há uma exploração de dados relacionados não só a Ciências mas a política e economia. Dados retirados da reportagem "Nos últimos 100 anos, a população do planeta quadruplicou, enquanto a demanda por água se multiplicou por oito. Estima-se que a humanidade use atualmente metade das fontes de água doce do planeta. Em quarenta anos, utilizará perto de 80%. Apenas 1% de toda a água existente no no planeta é apropriada para beber ou ser usada na agricultura''.
Além disso, o texto relata sobre várias questões relacionadas a importação de água embutidas em produtos agrícolas como a China por exemplo. É importante ressaltar ainda, que essa reportagem comenta sobre os efeitos drásticos que a desperdício de água provoca.Neste contexto cita inclusive algumas patologias/mortes de crianças ocasionadas pelo uso inadequado de água e não exclui países abundantes em água deste dilema e outros relacionados à falta de água. O texto ainda propõe soluções para evitar à escassez deste recurso,proporcionando uma melhor conscientização das pessoas.
Dessa forma, este texto seria bastante proveitoso a ser explorado no ensino, de forma complementar aos conteúdos abordados relacionados ao meio ambiente. Além disso instiga os alunos a despertarem um maior interesse em se tornar leitores de outros meios de comunicação que não seja predominantemente a internet. Sem contar que diálogos e discussões entre os alunos sempre é bastante benéfico,uma vez que cria um olhar questionador e mais crítico dos educandos. É evidente a interdisciplinariedade nesta reportagem, isso mostra que este pode ser usado não só assuntos relacionados a água. Afinal o ensino de Ciências e quaisquer outras disciplinas devem ir além do conteúdo dos livros didáticos.


O link da reportagem é esse http://veja.abril.com.br/300108/p_086.shtml quem tiver o interesse de verificar essas outras questões e assuntos que poderiam ser analisados.

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