sexta-feira, 27 de maio de 2011

Documentários

Gosto muito de documentários sobre natureza, estes documentários geralmente mostram imagens que a gente, mesmo se passasse a vida toda a procura, nunca veria. Mas eles não tratam apenas temas relacionados a animais selvagens, alguns abordam temas como saúde e cultura. Porém, muitos documentários distorcem a realidade e passam uma idéia errônea do conteúdo. Um exemplo interessante são documentários sobre predadores, na maioria dos documentários eles são denominados como "monstros". Mas muitos predadores também são predadores e quase sempre não são tão superiores como se vê nos documentarmos.
Mas, será que um aluno de ensino médio ou fundamental tem acesso ou, quando assiste, absorve bem as informações presentes nele?
Dificilmente a gente vê algum documentário na TV aberta e, quando vemos são apenas os pedaços, pois quase sempre os documentários são cortados devido a seu extenso conteúdo.
Acho que eles são muito bons e devem ser usados como complemento no ensino, porem o professor deve selecionar bem os documentários para adequar-los a matéria ensinada. outro aspecto interessante que não deve ser deixado de lado é como passar o documentário para os alunos. Ninguem merece ficar assistindo com reflexo do sol atrapalhando e naquelas cadeias duras. Talvez passar para que os alunos assistam em casa seja uma opção interessante, contato que o professor desperte a curiosidade do aluno antes de passar o doc.

Um comentário:

  1. Documentários consiste numa ferramenta muito didática a meu ver. Eu já fiz uso desse recurso e pretendo me aliar e aprimorar mais ainda o uso deste em sala de aula! Pra mim é uma experiência mega enriquecedora.

    ResponderExcluir