segunda-feira, 2 de maio de 2011

Por ai nos Sites Governamentais


Pensando em ferramentas para educação,digitalmente temos sites do governo que disponibilizam materiais interessantes para enriquecimento de informações.Passeando pelos sites http://portal.mec.gov.br/ e https://www.educacao.mg.gov.br/ podemos analisa-los de várias formas, desde a facilidade de se acessar os itens até os conteúdos que estão disponíveis para o livre acesso.Fiz algumas observações quanto a estrutura física desses dois sites e fiz uma leitura de um dos textos que estão disponiveis,que diga-se de passagem achei muito legal.

Para http://portal.mec.gov.br/:

Aspectos físicos:Pagina colorida, em que cada item que o mouse passa, se destaca um marcador colorido interessante para não se confundir. As letras são grandes, de fácil leitura. Opção de procura bastante grande o que acho interessante par quem não tem muita facilidade em buscas.Os assuntos são divididos por grupos de interesse como professores, estudantes, pais e familiares, governo entre outros. O interessante é que em cada item que pode ser clicado (por grupo), fica em evidência (colorido) e clicando-se no item é apresentado sucintamente sobre o que se trata. Interessante que o item destinado a família contem tópicos com varias dicas de como estar presente na vida do educando tanto escolar como social que acho de grande valia.

https://www.educacao.mg.gov.br/

Aspectos físicos: A primeira vista eu achei a página muito cheia de itens que podem ser acessados,achei meio poluído visualmente.Mas uma coisa interessante é que bem no topo da pagina tem opções que jugo de frequente busca como ajuda,duvidas freqüentes,fale conosco mapa do site.Achei os itens mais confusos de acessar e nem é tão chamativo assim.Uma outra ferramenta legal que quase não vi ainda em sites é poder aumentar ou diminuir a letra dos textos de acordo com a necessidade.

O texto escolhido para anlisar está no Tópico programas e ações , pertence a uma coleção chamada coleção explorando o ensino. Segundo o site, “Essa coleção tem como objetivo apoiar o trabalho dos professores em sala de aula, oferecendo-lhes um material científico-pedagógico que contemple a fundamentação teórica e metodológica e proponha reflexões nas áreas de conhecimento das etapas de ensino da educação básica e, ainda, sugerir novas formas de abordar o conhecimento em sala de aula, contribuindo para a formação continuada e permanente do professor.” Esta no volume de ciências pagina 160.

Texto :Ensinar ciências através da historia-Mitos e meandros na construção do conhecimento

O texto trás o assunto da evolução ressaltando a importância da idéia de que a construção do conhecimento é resultado de todo um processo histórico coletivo sendo aperfeiçoado ao longo do tempo.Abordar o aspecto histórico no ensino de ciências é bastante legal para mostrar os educandos que a ciência não fornece produtos,mas sim constantes construções em cima de acúmulos de idéias e teorias que sempre se articulam para formar coisas novas.Quem sabe isso não desperte o interesse do educando em colaborar com essas idéias,já que nada está pronto? Logo o texto aborda um breve histórico relacionado ao conceito de evolução em que trás vários trabalhos importantes relacionados ao tema, comparando exemplos e divergências de idéias em varias épocas. Varias figuras relacionadas ao texto e constantes citações de obras também estão no arquivo e isso ajuda, com certeza na compreensão do que está querendo ser dito.O texto ainda trás relatos que mostram o caráter construtivo de conceitos científicos , bacana para professores que ainda praticam,que seja na metodologia de educar,a idéia de que a ciência fornece somente produtos.E ainda trás dicas que achei muito legal, incentivando o educador a instigar os alunos a conhecer melhor a historia dos conceitos a serem trabalhados e propondo debate e representações teatrais que são formas de promover a interação e interesse entre todos os envolvidos Acredito ser um texto legal de se ler porque a linguagem é simples de facil entendimento, apresenta muitas informações dispõem um histórico muito bom sobre a questão da evolução.

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