segunda-feira, 2 de maio de 2011

NAVEGANDO NA EDUCAÇÃO

Naveguei pelo site da secretaria de Educação de Minas Gerais e não gostei muito não. Acho que a parte que compensa para os professores nesse site é o Centro de Referência Virtual do Professor, que trás as CBCs de todas as disciplinas e diversos textos de apoio e atividades sugeridas para várias disciplinas. Mas o site em si é confuso, com muita informação num espaço pequeno e links mal estruturados.

Analisei esse texto aqui, de um módulo sobre Educação Ambiental:

Achei uma linguagem acessível para um estudante de segundo grau (mas com ilustrações bem básicas, o que demonstra que trata-se simplesmente de um material de apoio, no qual sem dúvida tem que ter uma intervenção do professor. Achei o primeiro exercício proposto pelo módulo um pouco confuso (não entendi o que querem na verdade). O exercício pede para que o estudante faça uma pesquisa sobre as proporções de água existentes nos diferentes organismos e apresenta uma tabela para que o estudante diga se os valores são aproximados ou não (???) Como o estudante vai saber disso, se ele não vai de fato medir a quantidade de água nos organismos, mas só copiar informações que encontrar?? Encontrei a resposta no próprio texto. A idéia é fazer os alunos compararem as diferentes informações sobre as quantidades de água nos organismos e inferir se essa quantidade se aproxima ou não da realidade. Ainda assim achei a atividade confusa.

Na segunda atividade proposta, temos um texto sobre o ciclo hidrológico com duas figuras (esquemas). Pessoalmente tenho um problema com esquemas, não gosto, acho muito distante da realidade e acho que confundem mais do que esclarecem. Uma das figuras está mais bem feita, um esquema que considerei bom, (apesar de aparecerem uns triângulos com uns números desconexos, no meio da ilustração e sem nenhuma explicação no texto sobre o que são esses números!!)  mas a segunda ilustração é simplista demais, dá só a impressão de um monte de setas umas sobre as outras.

A terceira atividade propõe a leitura de um texto sobre o ciclo hidrológico. Um texto suficiente para o segundo grau. Depois eles colocam uma série de tabelas e informações confusas.

A parte sobre bacias hidrográficas está mais bem feita. Com texto esclarecedor e imagens de satélite, mapas...

As últimas atividades, sobre bacias hidrográficas trás um exercício interessante e contextualizador (se é que essa palavra existe) pois pede para os alunos identificarem em um mapa a bacia hidrográfica da região onde vivem. Válido!

O interessante desse texto é que ele foi desenvolvido pela secretaria de Minas e contém aspectos regionais como a descrição da bacia hidrográfica do Rio das Velhas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dei uma olhada nesse material e achei interessante. Acho que a parte de pesquisar a quantia de agua que tem nos diferentes seres seria mesmo para comparar e para o aluno ver que a agua é igualmente muito importante para todos os seres.Tenho lá minha duvidas enquanto utilização de esquemas,pois é uma forma muito fragmentada de ver certo assunto porem é dever do professor deixar claro que é só uma forma representativa,e que esta relacionada com N outras coisas do mundo (mas realmente o esquema desse material não esta la grandes coisas).Este é um site que tive certa dificuldade de navegar, e penso naqueles professores mais tradicionais que ainda resistem ao mundo internetal como ferramenta de pesquisas(como minha mãe),as dificuldades acho que seriam maiores.

    ResponderExcluir