sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clonagem e Marketing Global!




A novela O Clone, exibida em 2001 pela rede Globo e reprisada pela mesma em 2011, traz um tema que dispensa comentários. Nas passagens da novela são exibidos conceitos como: clonagem, replicação, divisão celular dentre outros conteúdos ligados à citogenética! Como trata-se de novela, algo que o brasileiro não perde um capítulo, é super válido pra abordar em sala de aula, já que aluno que assiste vem com uma bagagem de casa sobre assuntos pertinentes à disciplinas do currículo escolar. Perguntar e comentar o que aconteceu no "capítulo de ontem" pode causar nos alunos um maior interesse sobre determinado assunto, como por exemplo a CLONAGEM. E nem sempre esses temas são passados de forma clara para o aluno pela TV e aí cabe ao professor tirar essa "maquiagem" feita pelos canais de TV, algo que a Rede Globo é Expert!

5 comentários:

  1. As novelas são muito boas pra despertar a atenção do aluno sobre determinado assunto, mas acho que a vantagem é so no princípio, depois pra retirar os conceitos errôneos e fazer com que eles abadonem os conceitos que a Globo já incutiu nos alunos é difícil.

    Mari Rabelo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Cesinha e Mari afinal as novelas são meios os quais podem desmitificar a unidimensionalização das Ciências. Neste sentido é satisfatório uma vez que grande maioria adora acompanhar as novelas, conseqüentemente poderão discutir assuntos pertinentes tais como a clonagem humana, assunto tão polêmico.Lembrando o professor sempre de corrigir alguns erros que as novelas cometem.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Cesinha e Mari afinal as novelas são meios os quais podem desmitificar a unidimensionalização das Ciências. Neste sentido é satisfatório uma vez que grande maioria adora acompanhar as novelas, conseqüentemente poderão discutir assuntos pertinentes tais como a clonagem humana, assunto tão polêmico.Lembrando o professor sempre de corrigir alguns erros que as novelas cometem.

    Bruna Pimenta

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. é engraçado né, essa apropriação que as novelas fazem de diversos temas bastante paradoxais como por exemplo a clonagem, abolição do trabalho escravo, pobreza, imigrantes. Porém o que parece que realmente acontece é que esses temas se tornam atrativos para o público mas a discussão do por quê de certas coisas acontecerem não é tratado na tv. Por exemplo, na novela America, todos acompanharam o drama da personagem principal, porém a novela não mostrou porque o Brasil não consegue oferecer trabalho e garantir os direitos sociais das pessoas. então, acaba que a globo se torna (é) mais um modelo de reprodução de mídia hegêmonica que apresenta a dificuldade de algumas pessoas como algo rentável e continua oferecendo as pessoas um universo de compra e venda, de moda, de insustentabilidade!

    ResponderExcluir