quinta-feira, 19 de maio de 2011

Análise crítica: Jogos - muito além da diversão.

Ao selecionar um tema para a análise crítica de educação em biologia, decidi falar sobre Jogos e seu uso em didática de ensino em biologia. Ao utilizar deste recurso em sala de aula, o professor terá o auxílio de um material multimídia, ou seja que trará um retorno audiovisual para os alunos. Vejo como uma ótima forma de relacionar temas e sintetizar conteúdos de biologia, uma imagem pode falar por mil palavras... Ainda mais se esta imagem promover a interação dos alunos dentro de sala de aula.

Veja um site que oferece Jogos na área de biologia:

4 comentários:

  1. A utilização de jogos é um bom meio de apresentar conteúdos de biologia em sala de aula afinal,lidamos com crianças e jovens que precisam aprender e gostam de se divertir, porque não fazer as duas coisas junto? Eu mesma tenho boas experiências no trabalho com jogos,para explicar probabilidade genética e acaso eu utilizei o jogo de "Detetive e Assassino" e foi muito legal! Como o Gustavo disse estes jogos são muito bons para promover a aproximação entre os alunos e dos alunos com o professor além de ser divertido é efetivo no aprendizado!

    ResponderExcluir
  2. Também acredita na validade e na eficácia da utilização de jogos em sala de aula. Os alunos normalmente reclamam de aulas intermináveis e cansativas. Assim jogos como ferrramentas lúdicas visam auxiliar o professor na construção de aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Com os jogos o aluno pode participar mais ativamente da contrução do próprio conhecimento!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o site e até aproveitei para jogar alguns joguinhos! Os alunos, então, iriam adorar ter uma aula na internet brincando. Os jogos são ótimos recursos que deve ser mais explorados.

    ResponderExcluir