segunda-feira, 23 de maio de 2011

Internet como ambiente de aprendizado – análise de informações veiculadas pelo MSN através da janela ‘Hoje’

Janela "Hoje"


















Tem dias que acessamos a internet sem muita vontade de sair buscando informação e acabamos tendo acesso somente àquelas que nos vem de forma passiva, como as da página inicial de nosso navegador, de nosso email e aquelas que estão associadas ao nosso Messenger. 

Ao entrar no Windows Live Messenger (MSN da Microsoft) é comum abrir simultâneamente uma janela que contém as principais notícias do dia e anúncios. Esta é a janela ‘Hoje e nela há as principais notícias do dia, sendo estas acrescentadas durante períodos do dia. Este texto busca mostrar a análise das notícias veiculadas pelo msn no dia 20/5/2011*

Classificação das notícias na  janela "Hoje"

O conteúdo de biologia não estava na página de notícias principais, ou seja, se a pessoa estivesse mesmo tão passiva quanto a informação, não teria nenhum aprendizado sobre esta temática neste horário através da janela "Hoje". Há um menu localizado na parte superior com os seguintes botões: Hoje, hotmail, famosos, esportes, natura, vídeo e mais, e por estes botões a procura de informações que fizessem parte do universo da biologia eram meus alvos para esta análise.  Navegando  em vídeo e desse botão apareceram últimos vídeos e vídeos mais assistidos.

Ao chegar neste vídeo que a primeira vista foi classificado como sendo da categoria de ciências, especificamente abordando o tema da biologia, é possível ter acesso a outros vídeos que seriam  classificados de mesma forma, mas nosso objetivo aqui era analisar através das noticias rápidas, sem muito procurar.
Análise do vídeo:
O caso contado no vídeo é sobre o paciente que está seriamente doente por causa de inflamação no intestino e os médicos resolvem retirar o intestino dele para avaliar a situação. Percebeu que o intestino delgado do paciente estava com tamanho bem além de um intestino normal. Através de uma biopsia descobriu se que há infecção por estrongiloidíase, o denominado parasito mortal. Depois do tratamento com agentes antiparasitários o paciente se recupera.
A narração do vídeo é aquela clássica de documentários que apresentam temas da ciência de um modo quase religioso, como se ali estivesse sendo veiculado um segredo, e o estilo é quase um estudo de caso, onde o médico e a filha do paciente narram desde o diagnóstico às informações soltas sobre o caso. A dose de sensacionalismo está presente desde a sinopse: “Jazmin pede aos médicos de seus pais que lhe façam uma biopsia do intestino… No que será que vai dar isso?”
O verme não é considerado mortal, e pode viver no organismo humano por anos e passar despercebido, isso dependerá de uma série de fatores. O vídeo traz uma idéia equivocada de que ao ser infectado por estes nematóides a pessoa está fadada a ter o mesmo quadro clínico apresentado pelo pai de Jazmin.
No final há o depoimento do médico: ‘Acho que é uma história milagrosa e uma recuperação milagrosa, ele (o paciente) superou as expectativa. ’ Acredito que seria de fato um milagre se depois disso tudo, o corpo dele conseguisse expulsar ou destruir os vermes sem ajuda de nenhum medicamento.
O vídeo traz informações sobre ciências, mas de uma maneira deturpada o suficiente de modo que construiria um conhecimento igualmente deturpado. Seria um vídeo bom para ser trabalhado de forma crítica no ambiente escolar, pelo simples fato de instigar a curiosidade, mas não para um leigo no assunto, a menos que esta pessoa tenha interesses maiores sobre o tema e pesquisasse além das informações contidas no vídeo. 

*Analise feita às 14h do dia 20/5/2011

3 comentários:

  1. Vejo a internet como uma potencial a ser explorado com relação a seu uso para a construção de conhecimento, pois é uma coisa que (pelo menos na idéia)todos teriam acesso, e também é um potente veiculo de comunicação.Cabe ao Educador analisar (como sempre)o material e ver o que esta sendo melhor pra se utilizar no momento,visto que nem tudo na internet é passível de confiança.Analisar a página do MSN foi interessante porque se trata de uma pagina acessada por muita gente por exemplo ao acessar o email.

    ResponderExcluir
  2. vc sabe que nao tenho acesso a muitos meios de comunicaçoes durante todo o meu dia,mas o seu texto chamou a atençao a isso mesmo,por exemplo uma pessoa pode nao prestar muito a atençao quando ler esse tipo de coisa na net,simplesmente lê e se apega a fatos que nem sempre sao reais,mesmo tendo conciencia de coisas q nao sao de confiança a primeira ideia q se cria é sobre o que esta sendo passado,adorei o texto,bjs amore

    ResponderExcluir
  3. não concordo com você,meu irmão está internado a mais de trinta dias, primeiro uma inflamação no cérebro, depois um problema no estômago e depois uma cirurgia de urgência no intestino, por não poder fazer colonoscopia, emagreceu demais, está desidratado, está muito fraco mesmo, está no CTI, viraram ele de dentro para fora com todo tipo de exames sofisticados, e só agora com a biopsia, descobriram este parasita ,raro SIM, o estado dele é muito grave, e não é só tomar o medicamento e ficar curado não, ele depende sim de um MILAGRE para conseguir sobreviver, falar de coisas, com espírito crítico, quando não tem sofrimento pessoal envolvido é muito fácil, mas o que o meu irmão está passando não é nada comum, nem fácil , já que por conta deste parasita estrongiloidiase , o sistema imunológico dele está totalmente comprometido.

    ResponderExcluir