sábado, 28 de maio de 2011

O diferente é instigante

A forma expositiva e monótona utilizada nas maiorias das escolas e pela maioria dos professores é desinteressante para a maioria dos alunos. Em consequência disso, faço-lhes uma pergunta, por que não inovar? Respostas para essa pergunta, existem infinitas. Se os professores querem métodos novos e não têm criatividade para tal, abusem dos métodos existentes. Há vídeos, filmes, desenhos, quadrinhos, documentários, enfim, várias formas e meios de abordar o conteúdo escolar de maneira interessante. Claro que temos que ter discernimento ao utilizar esses métodos, pois existem inúmeros destes que não são adequados para tal finalidade. Escolhi como tema o documentário porque além de ser um meio educacional interessante, com imagens e notícias filmadas e editadas de maneira eficiente, normalmente aborda temas curiosos sobre o meio ambiente, interação deste com animais, corpo humano, dentre vários outros assuntos. O que acho interessante nos documentários é que as abordagens feitas neles são normalmente feitas por cientistas que tentam desvendar os mistérios de uma coisa que não é explicável ou, quando é, mostram como ela acontece. Isso para o aluno se torna tão interessante e instigante que eles poderão fazer uma rede de associações com o assunto abordado em sala de aula de maneira objetiva. Um documentário da BBC tem como título: Instintos, o lado selvagem do comportamento humano. Nele é abordado o instinto de sobrevivência, desejo, competição e proteção de maneira clara experimentalmente comprovada. Esse tipo de documentário pode sim ser abordado em sala de aula de maneira a fixar certos assuntos abordados em sala como sistema nervoso, e sistemas em geral, anatomia, fisiologia, sistema endócrino, dentre outros. Por isso, acho interessante esses conteúdos de qualidade serem abordados em sala de aula a fim de chamar a atenção dos alunos sobre qual conteúdo escolar esse método é abordado e também utilizá-lo como forma de fixação do conteúdo por meio de curiosidades.

2 comentários:

  1. lendo seu post me veio em mente o quanto que os livros didáticos de biologia fogem de tratar do ser humano, a não ser do nível fisiológico e anatômico, passando por pinceladas de conscientizarão quando se trata de ambiente ( isso numa visão geral, porque obviamente deve existir algum livro que foge a esta regra). Como é instigante estudar a biologia e saber o que acontece no meu corpo, e tudo que está permeado nessa interface. Documentários são mais ousados, e talvez esse seja um dos motivos dele chamar tanta atenção. As escolas não deveriam se limitar a adotar um livro didático e sim um material diversificado que poderia ficar disponível ao professor, isso sim, já tornaria o ensino mais interessante, como foi elucidado em seu texto. Parabéns!!!

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  2. Acho que educar é uma arte... vai além de passar conteúdo,la na frente da sala de aula de uma forma mecânica.Se queremos ser educadores, temos mesmo que estimular tanto a criatividade nossa quanto a dos educandos,é fundamental para que a aula seja interessante a todos envolvidos.

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