terça-feira, 24 de maio de 2011

Jogos como ferramentas didáticas-Análise Crítica


Procurando sobre algo a analisar, encontrei este site: http://rizomas.net/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/75-jogos-didaticos-de-biologia.html. Ele contém alguns jogos relacionados com a biologia como o baralho animal(à direita), em que relaciona uma carta da imagem do animal e suas características. Há outros jogos muito interessantes, como baralho celular, jogo da célula-tronco, biota-jogo da biodiversidade, baralho embriológico, jogo das calorias, enfim, uma gama de atividades interessantíssimas para os alunos. Eu, ao ler sobre os jogos(entrem no site e leiam também como funcionam os jogos), me interessei muito por eles ao observar que, como algo simples pode promover e conquistar a atenção dos alunos. Além de promover a fixação do conhecimento de forma recreativa, promove o relacionamento entre os alunos, opiniões e ações ao jogar os jogos em grupos entre amigos, família, durante a sala de aula, etc. Esses jogos passam o conhecimento através do lazer, da dinâmica, buscando o prazer do jogador(aluno) pela biologia.
Na foto à esquerda, temos um exemplo do que precisa para jogar o jogo do detetive, instigando o aluno a pensar, a desvendar qual patógeno está infectando o seu alimento, descobrindo a precaução e o agente infectante.



4 comentários:

  1. Os jogos auxiliam na formação do conhecimento do aluno. É uma recurso didático no qual a interação alunos e matéria torna-se maior e mais interativa. Além de desenvolver um raciocínio lógico e uma atração maior do aluno pela ciência.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Gustavo, os jogos podem auxiliar sim na formação do conhecimento do aluno. Até porque, acho que um dos maiores desafios de um professor, dentro da sala de aula, é tentar prender a atenção deste durante os 50 minutos. E vamos combinar que uma aula totalmente expositiva dificilmente conseguirá esta proeza. Já foi demonstrado que o aluno se concentra durante os primeiros 7-8 minutos e depois começa a se dispersar. Portanto a utilização de jogos e dinâmicas é uma importante ferramenta nesta tentativa de ter a atenção do aluno totalmente voltada para a aula. Porém não se pode esquecer que certos jogos podem também provocar o efeito contrário, que seria a dispersão dos alunos e talvez o professor teria dificuldades para retomar a aula. Por isso devemos tomar cuidado, principalmente com o tipo de jogo e o assunto nele tratado.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da idéia de jogos relacionados a biologia. Sei de um jogo de cartas com aves, aliás, ele está a venda por 15 conto..haheheh
    quem quiser eu passo o link

    ResponderExcluir
  4. Acho jogos uma maneira de fixar o aprendizado do aluno, já que a maioria se interessa por tal recurso!

    ResponderExcluir