quinta-feira, 12 de maio de 2011

Informação e comunicação através dos sites educacionais

Os sites educacionias do governo são verdadeiras ferramentas de informação para professores. São bem construídos e bem atualizados, apresentando notícias diariamente. Os recursos para interações entre os visitantes dos sites, como os blogs, são muito válidos e construtivos para troca de experiências e para atualizar os conhecimentos continuamente. Dos sites visitados, gostei mais do site do Mec, visto que é bem elaborado estéticamente e bem agradavél aos olhos. Já o site do SEEMG achei meio "poluído", muito escrito e com letras pequenas, mas não tiro sua eficiência no sentido de repassar informação.
Uma opção interessante de leitura é no portal do professor do mec, no jornal do professor, um artigo sobre avaliação escolar, onde a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Clarilza Prado de Souza resume bem a importância do proceso de avaliazação, tanto para o aluno quanto para o professor. A professora acredita que a avalaição é um diagnóstico da aprendizagem do aluno e da eficiência didática do professor. Ela resalta também que cada modelo de avaliação deve ser específico para cada escola.
Em suma, a navegação nestes sites foi, para mim, muito interessante e construtiva. Gostei!

Um comentário:

  1. Também li um artigo no "Jornal do Professor" que falava quais eram os fatores facilitadores para se inovar em uma sala de aula, que seriam investir na interação professor-aluno, liberdade do professor e paixão pelo seu trabalho. Porém existem queixas dos professores com relação às instituições, tais como rigidez, estruturas fechadas à inovação e pouca abertura à participação da comunidade escolar nas decisões da escola e quanto aos alunos que mesmo inovando com recursos audiovisuais, ainda é difícil de se obter a atenção de todos.
    E ainda ressalta que não há diferença entre professores de escola pública e privada, que o fator limitante para ambos são as regras das instituições e falta de liberdade para uso de recursos inovadores.
    Gostei muito disso, porque ainda mostra que somos dependentes de muitas coisas para tentar melhorar a educação e fazer nossa parte como educadores!
    =D

    LINK: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=591

    ResponderExcluir